domingo, 8 de janeiro de 2017

8 DE JANEIRO - ZHOU ENLAI

EFEMÉRIDEZhou Enlai, por vezes escrito também Chu En-Lai, político chinês, morreu em Pequim no dia 8 de Janeiro de 1976. Nascera em Huai'an, Jiangsu, em 5 de Março de 1898. Foi um célebre, influente e proeminente líder do Partido Comunista Chinês.
Desde a fundação da República Popular da China (1 de Outubro de 1949) até à sua morte, exerceu o cargo de primeiro-ministro e, entre 1949 a 1958, foi igualmente um hábil e qualificado ministro dos Negócios Estrangeiros.
Teve um papel importante na consolidação do controlo do poder pelo PCC, organizou a política estrangeira do país e desenvolveu a economia chinesa. 
Preconizou a coexistência política com o Ocidente, depois do impasse da Guerra da Coreia, participando nos acordos de Genebra em 1954 e ajudando a organização da visita de Richard Nixon à China em 1972.
Esteve na origem das políticas executadas face às crises diplomáticas com os Estados Unidos, Taiwan, União Soviética (depois de 1960), Índia e Vietname.
Ficou igualmente conhecido por ser um apoio de longa data de Mao Zedong, sobretudo no que respeita à política estrangeira. «Apesar das suas personalidades opostas, formaram uma equipa eficaz» segundo opinião de Henry Kissinger, diplomata americano que trabalhou com ambos.
Em grande parte graças à sua experiência, sobreviveu à purga de grandes dirigentes durante a Revolução Cultural nos anos 1960, sendo mesmo mediador em várias situações, o que o tornou ainda mais popular. Morreu oito meses antes de Mao Zedong. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...