quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

9 DE FEVEREIRO - ROBERT KEARNS

EFEMÉRIDERobert William Kearns, engenheiro e inventor norte-americano, morreu em Baltimore no dia 9 de Fevereiro de 2005. Nascera em Gary, em 10 de Março de 1927. Foi reconhecido como o inventor do Temporizador para o Limpador de Pára-brisas usado na grande maioria dos automóveis a partir de 1969. A sua primeira patente para esta invenção foi registada em 1 de Dezembro de 1964.
A invenção, que seria utilizada em todos os carros do mundo sem excepção, foi disputada por empresas como a Ford Motor Company e a Chrysler Corporation, que desejavam ter a patente daquele novo produto.
A história da sua invenção e o processo contra a Ford é contada no filme “Jogada de Génio”, lançado em 2009 e protagonizado pelo actor Greg Kinnear. O filme relata a história verídica da vida de Kearns e a brilhante vitória nos tribunais, onde ele mesmo fez a sua defesa dispensando advogados. Era casado com Phyllis Kearns e teve seis filhos. O filme relata a desestrutura familiar gerada pelos anos de luta judicial.
Kearns faleceu vitimado por um tumor cerebral provocado pelo mal de Alzheimer.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...