segunda-feira, 13 de março de 2017

13 DE MARÇO - GUILLERMO ARRIAGA

EFEMÉRIDEGuillermo Arriaga Jordán, escritor, actor, guionista, realizador e produtor de cinema mexicano, nasceu na Cidade do México em 13 de Março de 1958.
Nascido no bairro popular Unidad Modelo, um dos mais violentos da capital mexicana, perdeu o sentido do olfacto, aos treze anos, no seguimento de uma zaragata.
Licenciou-se em Ciências da Comunicação e obteve um mestrado em História, na Universidade Ibero-americana. Durante um certo tempo, foi professor nesta universidade e também no Instituto de Tecnologia e de Estudos Superiores de Monterrey.
Escreveu os romances “Esquadrão Guilhotina” (1991), “Um doce aroma de morte” (1994) e “O búfalo da noite” (1999), e um livro de contos – “Retorno 201” (2005).
No cinema, foi nomeado várias vezes para os Oscars e também por duas vezes para os BAFTA. Foi premiado no Festival de Cannes de 2005, com “The Three Burials of Melquiades Estrada” (Melhor Cenário).
Em 2009, no Festival Internaci0nal do Filme de Amiens (França), recebeu um prémio pelo conjunto da sua obra. No mesmo festival, dois anos mais tarde, a sua curta-metragem “El Pozo” foi largamente premiada. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...