terça-feira, 21 de março de 2017

21 DE MARÇO - MICHAEL REDGRAVE

EFEMÉRIDEMichael Scudamore Redgrave, actor britânico, morreu em Denhamno no dia 21 de Março de 1985. Nascera em Bristol, em 20 de Março de 1908.
Filho de dois actores, nasceu praticamente num teatro. Era embalado pela mãe com sonetos de Shakespeare e fez a sua estreia nos palcos ainda bebé, numa peça protagonizada pelos pais.
Depois de ter feito os seus estudos em Cambridge, chegou a ser professor mas em breve se orientaria para o teatro. Foi actor, cenarista e dramaturgo e só nos anos 1930 se iniciaria no cinema.
Foi considerado um dos maiores actores ingleses do século XX e um dos melhores intérpretes da obra de Shakespeare nos palcos. Estreou-se no cinema em 1938, com “A Dama Oculta” de Alfred Hitchcock, e foi o primeiro actor britânico a receber a Palma de Ouro de Melhor Actor no Festival de Cannes.
Em 1947, a sua convincente interpretação em “Mourning becomes Electra”, de Dudley Nichols, valeu-lhe uma nomeação para os Oscars
A partir da década de 1960, por razões de saúde, passou a desempenhar apenas papéis secundários. Atingido pela doença de Parkinson, cessou toda a sua actividade profissional no meio dos anos 1970.
Foi casado com a actriz Rachel Kempson, desde 1935 até à sua morte. O casal teve três filhos. Todos eles vieram a ser actores: Vanessa Redgrave, Lynn Redgrave e Corin Redgrave. Foi avô dos actores Natasha Richardson, Joely Richardson e Carlo Gabriel Nero.
Em 1983, publicou a sua autobiografia e nela confessou: «Deixei algumas boas lembranças atrás de mim e um ou dois filmes de que não me envergonho».
Faleceu no dia seguinte ao seu 77º aniversário. Era Comendador (1952) e Cavaleiro (1959) da Ordem do Império Britânica. Foi galardoado igualmente com a Comenda da Ordem de Dannebrog (1955).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...