domingo, 5 de março de 2017

5 DE MARÇO - REX HARRISON

EFEMÉRIDE – Reginald “Rex” Carey Harrison, actor britânico, nasceu em Huyton no dia 5 de Março de 1908. Morreu em Nova Iorque, em 2 de Junho de 1990, vítima de cancro no pâncreas. Foi galardoando com um Oscar e dois Tony Awards.
Estudou no Liverpool College. Devido a sequelas do sarampo, perdeu quase totalmente a vista esquerda, o que o prejudicou várias vezes ao longo da carreira.
Iniciou-se em 1924 no Liverpool Rep Theatre. Interrompeu a carreira durante a Segunda Guerra Mundial, durante a qual serviu na Royal Air Force. Depois desse interregno, representou até Maio de 1990, menos de um mês antes do seu falecimento com 82 anos de idade.
Começou a sua carreira no cinema em 1930 (“The Great Game”) e, depois, impôs-se em várias comédias.
Estreou-se na Broadway no espectáculo “Sweet Aloes”, na década de 1940. O seu desempenho conquistou o público americano. Quando foi contratado pela produtora Fox de Hollywood, para fazer “Anna e o Rei do Sião”, em 1946, já era um actor muito popular.
Foi porém nos anos 1960 que Rex inscreveu o seu nome na galeria dos grandes actores, ao participar em filmes como “Cleópatra”, ao lado de Elizabeth Taylor e Richard Burton, desempenhando o papel de Júlio César; “Doctor Dolittle” (1967); “Agonia e Êxtase” (1965), como Papa Júlio II; e “My Fair Lady”, ao lado de Audrey Hepburn, desempenhando o papel do arrogante professor Henry Higgins, personagem que lhe valeu o Oscar de Melhor Actor em 1964.
Ficou conhecido sobretudo por interpretar personagens amáveis, cultos e muito elegantes, mas na vida real era bastante temperamental e casou-se seis vezes. Destacou-se pelos seus casos amorosos, que lhe valeram a alcunha de “Sexy Rexy”.
Rex Harrison abrandou a sua carreira cinematográfica em 1970, pondo um ponto final em 1982, para se consagrar aos palcos e à televisão.
Tem duas estrelas no Hollywood Boulevard, uma pela sua carreira no cinema, outra pela sua contribuição televisiva. Foi condecorado pela rainha Isabel II no Buckingham Palace, em 1989.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...