domingo, 16 de abril de 2017

16 DE ABRIL - RUI VITÓRIA

EFEMÉRIDERui Carlos Pinho da Vitória, ex jogador de futebol e actual treinador do SL e Benfica, nasceu em Vila Franca de Xira, Alverca do Ribatejo, no dia 16 de Abril de 1970.
A sua carreira futebolista terminou aos 32 anos, tendo-se entretanto licenciado em Educação Física, na Faculdade de Motricidade Humana.
Iniciou a carreira de treinador em 2002/03 na UD Vilafranquense, onde antes tinha sido jogador. Ao fim de duas épocas, deixou o clube para treinar os juniores do Benfica. A oportunidade de treinar seniores surgiu em 2006, através do CD de Fátima, que ajudou a subir à Segunda Liga logo na sua primeira temporada.
Esteve quatro épocas no CD de Fátima que, depois de descer de divisão, voltou a subir em 2008/09. Em Junho de 2010, Rui Vitória substituiu Ulisses Morais no comando do FC Paços de Ferreira. Nesta primeira temporada na 1ª Divisão, terminou em sétimo lugar e foi finalista da Taça da Liga, perdida para o Benfica.
No final de Agosto de 2011, ingressou no Vitória de Guimarães, ocupando o lugar de Manuel Machado. No segundo ano, levou o clube à conquista da Taça de Portugal, derrotando o Benfica.
Esteve quatro épocas no Guimarães, onde conseguiu o apuramento para as provas europeias por duas vezes. A pior posição no clube minhoto foi em 2013/14, quando terminou em 10º lugar.
Em Junho de 2015, o Benfica anunciou que Rui Vitória assinara um contrato com o clube por três épocas. Em Maio de 2016, o Benfica sagrou-se tricampeão nacional de futebol ao vencer o Nacional da Madeira no Estádio da Luz no último jogo do campeonato, com um novo recorde de pontos (88), superando os 86 do FC do Porto, treinado por José Mourinho, em 2002/03.
Ganhou ainda a Taça da Liga 2015/16, a Super Taça Cândido de Oliveira e foi o Melhor Treinador da época.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...