segunda-feira, 17 de abril de 2017

17 DE ABRIL - EARL KING

EFEMÉRIDE Earl King, de seu verdadeiro nome Earl Silas Johnson IV, cantor, guitarrista e compositor norte-americano, morreu em Nova Orleães, Luisiana, no dia 17 Abril de 2003. Nascera na mesma localidade em 7 de Fevereiro de 1934.
A maior parte da sua actividade centrava-se na blues music, tendo sido compositor de canções bem conhecidas, como “Come On” (adoptada por Jimi Hendrix e Stevie Ray Vaughan, entre outros cantores). Foi considerado uma das figuras importantes de Rhythm and Blues em Nova Orleães.
O pai era pianista e morreu quando ele ainda era criança. Ficou com a mãe e começou muito cedo a ir à igreja, onde si iniciou a cantar música gospel. Um amigo convenceu-o, porém, a aderir aos blues. Começou por tocar guitarra aos 15 amos e logo foi convidado para actuar em clubes locais, incluindo no célebre “Dew Drop Inn”.
Num dos clubes, conheceu o seu ídolo Guitar Slim, que tentava imitar desde há muito. Em 1954, Slim ficou ferido num acidente de automóvel, numa altura em que estava a actual como figura principal numa tournée. De imediato, Earl foi escolhido para o substituir nos restantes espectáculos e passou a ser também uma presença regular no Dew Drop Inn.   
A sua primeira gravação foi editada em 1953, a que se seguiram muitos discos e álbuns lançados por diversas editoras. Começou também a escrever canções para outros artistas, como Roland Stone e Jimmy Clanton.  Entretanto, começara a ser conhecido por Earl King e não por Earl Johnson.
Apesar de doente (chegou a estar hospitalizado), continuou a fazer tournées e a dar espectáculos em Nova Orleães até à sua morte, vítima de complicações de diabetes, precisamente uma semana antes do New Orleans Jazz & Heritage Festival. Em sua homenagem, o funeral foi adiado de modo a coincidir com a realização do festival, sendo acompanhado por muitos dos músicos presentes. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...