sábado, 8 de abril de 2017

8 DE ABRIL - ANDREW IRVINE

EFEMÉRIDE Andrew “Sandy” Irvine, alpinista britânico, nasceu em Birkenhead no dia 8 de Abril de 1902. Morreu no Monte Everest em 8 de Junho de 1924. Foi um dos alpinistas (o outro foi George Mallory) que tentaram realizar a primeira ascensão do Everest.
Irvine era um desportista e brilhava na Inglaterra, tendo sido membro da equipa que ganhou a Oxford and Cambridge Boat Race em 1923, enquanto estudava no Merton College em Oxford.
Possuía uma força e uma forma física excepcionais, além de uma capacidade surpreendente para reparar tudo o que se referia à mecânica. Durante a Primeira Guerra Mundial, ainda na escola, propôs às autoridades militares o desenho de um dispositivo que visava permitir que uma metralhadora disparasse de um avião sem atingir as pás das hélices. 
Em 1923, foi escolhido para uma expedição universitária ao Spitzenbergen, onde se salientou em todos os domínios. Foi então recomendado pelo líder, Noel Odell, para fazer parte da expedição ao Everest em 1924. Tinha então 21 anos.   
Ajudou bastante, fazendo inovações nas garrafas de oxigénio, melhorando a sua ligeireza, resistência e utilização. Era unanimemente admirado e respeitado pelos mais velhos, também pela sua generosidade. 
Em 8 de Junho de 1924, Mallory e Irvine tentaram atingir o topo do Everest pelo lado norte. O companheiro de expedição Noel Odell afirmou tê-los visto às 12h50m, na ascensão de uma das rotas principais da crista norte e «progredindo fortemente para o topo», mas nenhuma prova pôde demonstrar se eles o atingiram ou não. Nunca voltaram ao acampamento avançado, tendo sucumbido em algum lugar da montanha.
A descoberta em 1999 do corpo de Mallory a 8 209 metros de altitude, na face norte do Everest, relançou o debate mas os aparelhos fotográficos não foram encontrados. Eles seriam a prova que falta para confirmar o sucesso da missão. Até 2011, vários alpinistas tentaram, sem resultado, encontrar o corpo de Andrew Irvine e o seu material.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...