sexta-feira, 12 de maio de 2017

12 DE MAIO - RUTH DE SOUZA

EFEMÉRIDE Ruth Pinto de Souza, primeira actriz negra do teatro, do cinema e da televisão brasileira, nasceu no Rio de Janeiro em 12 de Maio de 1921. Foi a primeira brasileira nomeada para o Prémio de Melhor Actriz num festival internacional de cinema (filme “Sinhá Moça”, no Festival de Veneza em 1954).
Até aos 9 anos de idade, Ruth viveu numa fazenda em Minas Gerais. Com a morte do pai, ela e a mãe voltaram a morar no Rio, numa vila no bairro de Copacabana.
Interessou-se pelo teatro e, em 1945, ingressou no Teatro Experimental do Negro, grupo liderado por Abdias do Nascimento. Estreou-se no palco do Teatro Municipal do Rio de Janeiro com a peça “O Imperador Jones”, de Eugénio O'Neill. Em 1959, viveu outro momento especial no teatro, quando protagonizou “Oração para uma Negra”, de William Faulkner, com Nydia Lícia e Sérgio Cardoso, no Teatro Bela Vista, em São Paulo.
Recebeu uma bolsa de estudo da Fundação Rockefeller e passou um ano nos Estados Unidos, estudando na Universidade de Harvard e na Academia Nacional do Teatro.
Estreou-se no cinema em 1948, com o filme “Terra Violenta”, baseado no romance “Terras do Sem-Fim” de Jorge Amado. Participou em inúmeras produções, tais como “Falta Alguém no Manicómio” (1948), “Também Somos Irmãos” (1950), “Ângela” (1951) e “Terra É Sempre Terra” (1952). Em 1953, a sua participação em “Sinhá Moça”, impulsionou ainda mais a sua carreira cinematográfica.
Na década de 1950, participou em radionovelas e começou a actuar nos teleteatros da TV Tupi. Em 1968, integrou o elenco da TV Globo, onde se tornou a primeira negra a protagonizar uma telenovela – “A Cabana do Pai Tomás”.
Actuou depois em mais de 30 telenovelas, séries e mini-séries televisivas, em 13 filmes e em quatro peças de teatro. Em 2013, fez ainda parte do elenco da película “O Vendedor de Passados”. Agora, considera-se aposentada, mas está lúcida e bem de saúde. Completa hoje 96 anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...