sexta-feira, 19 de maio de 2017

19 DE MAIO - FERNANDA SENO

EFEMÉRIDEFernanda Seno Cardeira Alves Valente, poetisa, jornalista e professora portuguesa, morreu em Lisboa no dia 19 de Maio de 1996. Nascera em Canha, Montijo, em 23 de Fevereiro de 1942.
Deixou o lar aos dez anos, para continuar os estudos fora da localidade onde nasceu. Viveu em casa de pessoas próximas e amigas dos pais, em Portugal, na Alemanha e em Inglaterra. Concluiu o ensino secundário em Évora, licenciando-se em Filologia Germânica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Abraçou a carreira do ensino, que exerceu em escolas de Almada, Reguengos de Monsaraz e Évora.
Começou a escrever poesia ainda muito jovem. Como jornalista, colaborou na imprensa regional e local, escrevendo nos jornais “Mouranense”, “Palavra” e “A Defesa”. Foi chefe de redacção no “Jornal de S. Brás” e redactora principal do boletim “Igreja Eborense”. Escreveu ainda na revista “Ao Largo” (Lisboa).
Em 1998, a Câmara Municipal de Évora homenageou-a atribuindo o seu nome a uma rua do Bairro da Horta das Figueiras.
Fernanda Seno escreveu “As Palavras Às Vezes” (1984), “Trilho de Pó” (1991) e “Cântico Vertical” (1992). Postumamente, foi publicado “Na Fronteira da Luz” (1997). Faleceu aos 54 anos. Não conseguimos encontrar uma fotografia sua.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...