terça-feira, 23 de maio de 2017

23 DE MAIO - MARGARET FULLER

EFEMÉRIDE – Sarah Margaret Fuller Ossoli, jornalista, escritora, crítica literária e militante feminista norte-americana, nasceu em Cambridge, Massachusetts, no dia 23 de Maio de 1810. Morreu em Fire Island, em 19 de Julho de 1850.
Foi a primeira crítica literária nos Estados Unidos, a tempo inteiro. O seu livro “Woman in the Nineteenth Century” é considerado também o primeiro trabalho literário feminista escrito na América.
Teve uma educação prematura e substancial dada pelo pai, que era advogado. Seguiu depois estudos mais formais e tornou-se professora (1836/39). Antes, começou a assistir ao que ela chamava «conversas», debates entre mulheres com o objectivo de compensarem o seu não acesso ao ensino superior.
Em 1840, tornou-se a primeira editora do jornal transcendentalista “The Dial”, antes de se juntar à equipa do “New York Tribune”, como crítica literária (1844).
Aos 30 anos, Fuller tinha ganho a reputação de ser a «pessoa mais culta de Nova Inglaterra» e foi a primeira mulher autorizada a utilizar a biblioteca de Harvard. O seu trabalho “Woman in the Nineteenth Century” foi publicado em 1845. Um ano depois, Margaret foi enviada à Europa pelo “NY Tribune”, como sua primeira correspondente do sexo feminino. Entrevistou então grandes personalidades mundiais.
Cedo se começou a envolver com a Revolução Italiana e aliou-se com o revolucionário Giuseppe Mazzini. Teve uma relação com Giovanni Ossoli, também revolucionário, com o qual se casou em 1847 e teve um filho.
Os três membros da família morreram num naufrágio perto de Fire Island, quando viajavam de Itália para Nova Iorque em 1850. O corpo de Margaret Fuller nunca foi encontrado. Entre os escritos perdidos havia o manuscrito da “História da República Romana”. Parte do espólio literário de Fuller acabaria por ser reunido pelo seu irmão, nos volumes “At Home and Abroad” (1856) e “Life Without and Life Within” (1858).
Um memorial foi-lhe consagrado no cemitério de Mount Auburn. O seu nome está inscrito no National Women's Hall of Fame.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...