sábado, 27 de maio de 2017

27 DE MAIO - ANA BELÉN

EFEMÉRIDEAna Belén, de seu verdadeiro nome María del Pilar Cuesta Acosta, cantora, actriz e realizadora espanhola, nasceu em Madrid no dia 27 de Maio de 1951. Está casada há 45 anos com o cantor Víctor Manuel, com quem colabora musicalmente. Os dois constituem também um dos símbolos da transição democrática em Espanha.
Ana Belén estudou Artes Dramáticas durante a sua juventude e começou a trabalhar em produções teatrais e cinematográficas, em meados dos anos 1960. Foi durante as filmagens de “Morbo”, de Gonzalo Suárez, que conheceu Víctor Manuel com quem se casou em Gibraltar (1972). Nessa época, começou também a sua carreira de cantora, lançando álbuns como “Tierra”, em 1973, e “Calle del Oso”, com canções compostas por Víctor Manuel, algumas delas com claro conteúdo político e social.
Em 1991, gravou “Como una novia” com canções de Gloria Varona, Pancho Varona e Antonio García de Diego, sendo este o primeiro álbum que não incluiu qualquer canção composta ou adaptada por Víctor Manuel.
Em 1997, publicou um novo álbum, “Mírame”, com as suas próprias canções, que se tornou o disco mais vendido da sua carreira a solo. Para o seu lançamento, fez uma tournée por toda a Espanha e, no Outono do mesmo ano, passou pela América, onde foi recebida com o mesmo entusiasmo.
Em 1998, quando do centenário de Federico García Lorca, lançou dois álbuns em sua homenagem sob o título “Lorquiana”, uma colecção de poemas e canções populares de Lorca.
Em 1991, realizou o filme “Como ser mujer y no morir en el intento”. Em 2006, recebeu a Medalha de Ouro do Mérito nas Belas Artes, outorgada pelo Ministério da Educação, da Cultura e dos Desportos espanhol.
Ao longo da sua longa carreira, para além da música, já protagonizou cerca de 40 filmes (1965/2004), mais de 10 telefilmes (1970/1999)) e 22 peças de teatro (1965/2007). 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...