segunda-feira, 29 de maio de 2017

29 DE MAIO - LEAH GOLDBERG

EFEMÉRIDELeah Goldberg, escritora e tradutora israelita, nasceu em Königsberg no dia 29 de Maio de 1911. Morreu em Jerusalém, em 15 de Janeiro de 1970.
Oriunda de uma família de judeus lituanos de Königsberg (actual Kaliningrado, Rússia, então Prússia Oriental), estudou na Universidade de Kaunas (Lituânia), em Berlim e na Universidade de Bona, especializando-se em Filosofia e Línguas Semíticas, disciplina em que se doutorou em 1933, com uma tese sobre o dialecto samaritano. Terminados os estudos, voltou à Lituânia e ensinou Literatura em Raseiniai.
Emigrou para a Palestina em 1935, onde foi membro do grupo Yahdav, dos poetas Abraão Shlonsky e Nathan Alterman. No ano seguinte, a mãe juntou-se a ela e fixaram-se em Telavive.
Leah Goldberg trabalhou como consultora literária de Habima, o teatro nacional, e como editora de publicações para a Hapoalim Sifriat (Biblioteca dos Trabalhadores). Em 1954, começou a ministrar cursos de Literatura na Universidade Hebraica de Jerusalém e, a partir de 1963, dirigiu o departamento de Literatura Comparada.
Escritora prolífica, escreveu quase sempre em hebraico. Foi poetisa, autora de livros em prosa para crianças e adultos, e dramaturga. É considerada uma clássica da literatura israelita. Falava sete idiomas e traduziu numerosas obras, sobretudo russas e italianas.
Faleceu no Inverno de 1970, vítima de cancro, aos 58 anos de idade. Foi sepultada em Jerusalém. Acabara de ganhar o Prémio Israel de Literatura, que foi entregue a sua mãe, que ainda lhe sobreviveria treze anos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...