domingo, 7 de maio de 2017

7 DE MAIO - VASCO DANTAS

EFEMÉRIDEVasco Silva Dantas Rocha, pianista português, nasceu no Porto em 7 de Maio de 1992. Encontra-se actualmente no 4.º ano de licenciatura no Royal College of Music, tendo como professores Dmitri Alexeev e Niel Immelman.
Iniciou os seus estudos de piano aos 4 anos de idade, tendo como professores Margarida Marinho e Ricardo Fráguas. Com 6 anos, fez a sua primeira apresentação em público, no Museu do Carro Eléctrico do Porto.
Em 2000, foi admitido no Conservatório de Música do Porto, sob a orientação da professora Rosgard Lingardsson, da qual foi aluno até terminar o Curso Complementar de Piano em 2010, com a nota máxima. Nesse mesmo ano, ingressou no Royal College of Music, em Londres. Além do piano, concilia paralelamente o estudo de violino.
Vasco Dantas já obteve inúmeros prémios, destacando-se: o Esther Fisher Prize (2013), o Prémio Henry Wood Trust (2011 e 2012) e o Prémio Casa da Música (2009).
Ganhou ainda, entre outros: o Concurso Internacional de Piano do Fundão (2007); o Concurso Internacional de Piano do Alto Minho (2007), o Prémio Real Clube Náutico de Vigo (2006 e 2010), o Concurso Internacional de Piano Florinda Santos (2010), o Concurso de Piano Marília Rocha (2006), o Concurso de Piano Elisa Pedroso (2009), o Concurso de Música de Câmara Maestro Ivo Cruz (2004 e 2008) e o Concurso de Piano de Paços Premium (2007).
Iniciou os seus estudos de violino em 1999, na Academia de Música A PAUTA, onde foi aluno dos professores Joana Seybert Jesus e José Paulo Jesus, até 2010.
Destacou-se ainda como concertino, na Orquestra Metropolitana de Lisboa Júnior. Integrou, como 1º violino, a Orquestra Momentum Perpetuum, dirigida pelo maestro inglês Martin André, e a Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música, como 2º violino.
Já participou em muitos cursos de aperfeiçoamento de piano e violino, com vários professores conceituados. Foi diversas vezes aconselhado também pelos maestros Ivo Cruz e Martin André.
Em 2011, deu um recital de piano a solo, na famosa Sala Suggia da Casa da Música. Tocou também a solo com várias orquestras, entre elas a Orquestra Sinfónica do Porto.
Além de actuações em Portugal, já tocou no Brasil, Espanha, Grécia, França, Alemanha e Reino Unido. Foi entrevistado pela RDP, Antena 2 e Porto Canal. Gravou diversos CD, um deles a convite da Rádio Galega

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...