quarta-feira, 14 de junho de 2017

14 DE JUNHO - ERNA BERGER

EFEMÉRIDEErna Berger, cantora soprano alemã, morreu em Essen no dia 14 de Junho de 1990. Nascera em Dresden, em 19 de Outubro de 1900. Estudou piano e canto na sua terra natal. Iniciou-se nos espectáculos em 1925, interpretando pequenos papéis.
Foi uma das mais proeminentes sopranos alemãs que actuaram nas décadas seguintes à Primeira Guerra Mundial. Era muito requisitada por grandes maestros, como Wilhelm Furtwängler e Arturo Toscanini.
Em criança, passou alguns anos na Índia e na América do Sul. Chegou a trabalhar como empregada de balcão e professora de piano. Aos 26 anos, garantiu uma posição de “soubrette” soprano na Ópera Semper de Dresden.
Mais tarde, nos anos 1930, ocupou posições de liderança na Vienna State Opera, na Berlin State Opera e na Deutsche Oper Berlin. Actuou também em Bayreuth e Salzburgo.
Erna Berger deu concertos no Japão, América e Austrália. Foram lançados vários discos com interpretações suas, incluindo a primeira ópera completa editada em LP. 
Actuou na Metropolitan Opera de Nova Iorque durante as temporadas 1949/50 e 1950/51, sendo convidada também para actuações em Paris e Londres.
Conservou a frescura e a qualidade juvenil da sua voz ao longo da carreira. Aos 55 anos de idade, retirou-se dos palcos e passou a dedicar-se ao ensino, em Hamburgo e Essen, onde viria a falecer com 89 anos. Em 1992, foi dado o seu nome a uma rua de Dresden.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...