sexta-feira, 2 de junho de 2017

2 DE JUNHO - RAUL BOPP

EFEMÉRIDERaul Bopp, escritor, poeta modernista e diplomata brasileiro, morreu no Rio de Janeiro em 2 de Junho de 1984. Nascera em Vila Pinhal no dia 4 de Agosto de 1898.
Em 1917, fundou dois semanários (“O Lutador” e “Mignon”) em Tupanciretã, cidade gaúcha para onde se mudara com a família nos primeiros meses de vida. Neles exprimia a sua veia literária. Participou na Semana de Arte Moderna de 1922 (São Paulo), ao lado dos seus amigos Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade.
Cursou Direito entre 1918 e 1925, em diversas faculdades do Brasil (Porto Alegre, Recife, Belém e Rio de Janeiro), até se graduar.
Viajou por todo o Brasil na década de 1920, tendo conhecido, sobretudo, a Amazónia, base para a construção da sua obra-prima, “Cobra Norato”, considerado o livro mais importante do Movimento Antropófago, onde mostra a grandeza do mundo em formação que é o Amazonas (1931). Pela força das suas descrições, pelo seu lirismo e aproveitamento das raízes populares, é um documento notável do Modernismo brasileiro.
Fez parte das correntes literárias Pau-Brasil e Antropofágica. Frequentou sempre ambientes literários, sendo também amigo de autores consagrados como Jorge Amado e Carlos Drummond de Andrade.
Com “Urucungo” (1932), Bopp voltou-se para a cultura africana e a sua influência na formação histórica do Brasil, traçando uma viagem desde as aldeias nas margens do rio Congo até à realidade das favelas brasileiras.
Como jornalista e diplomata, viveu em Los Angeles, Berna, Lima, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre, entre 1942 e 1973.
Publicou, entre outros, os livros em prosa “América”, “Notas de um Caderno sobre o Itamaraty”, “Movimentos Modernistas no Brasil: 1922/1928”, “Memórias de um Embaixador, Bopp Passado a Limpo por Ele Mesmo”, “Vida e Morte da Antropofagia” e “Longitudes”.
A sua obra poética inclui ainda “Poesias” (1947) e “Mironga e Outros Poemas” (1978). “Cobra Norato” teve novas edições em vida do autor que, em cada uma delas, fazia alterações ao texto original.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...