segunda-feira, 26 de junho de 2017

26 DE JUNHO - FORD MADOX FORD

EFEMÉRIDEFord Madox Ford, de seu verdadeiro nome Ford Hermann Hueffer, romancista, poeta, editor, crítico e jornalista inglês, morreu em Deauville, França, no dia 26 de Junho de 1939. Nascera em Merton, Surrey, em 17 de Dezembro de 1873.
O pai, de origem alemã, era crítico literário do jornal “The Times” e a mãe era inglesa. Adoptou o pseudónimo Ford Madox Ford para homenagear o seu avô, que era pintor e se chamava Ford Madox Brown. Dele viria a escrever a biografia, em 1896.
O seu primeiro livro, “The Brown Ow”, foi um conto de fadas publicado em 1891. Tinha apenas 18 anos e o livro foi ilustrado pelo avô. Conheceu então Joseph Conrad e, em parceria com ele, redigiu dois romances: “The Inheritors” (1901) e “Romance” (1903). Em 1906, interessou-se pelo romance histórico e publicou “The Fifth Queen”. Frequentava em Paris os mesmos círculos literários que os escritores James Joyce, Ernest Hemingway e Gertrude Stein, tendo fundado a revista mensal “English Review” (1908), que teve Joseph Conrad como colaborador. A finalidade era publicar autores desconhecidos ou rejeitados pelos circuitos normais e clássicos, tendo publicado nas suas páginas trabalhos de D.H. Lawrence e Ezra Pound, entre outros. A revista só durou até 1910, em virtude de uma má gestão financeira.
Viria a fundar em Paris (anos 1920) o periódico “The Transatlantic Review”, juntamente com Ernest Hemingway que nele publicou alguns dos seus textos.
Em 1922, instalou-se em França que se tornou assim o seu país de adopção, apesar das frequentes viagens aos Estados Unidos.
A sua extensa obra inclui também ensaios, poesia, memórias e crítica literária. “O bom soldado” (1915), o seu livro mais famoso, é considerado um clássico do século XX.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...