quarta-feira, 7 de junho de 2017

7 DE JUNHO - JAMES YOUNG SIMPSON

EFEMÉRIDEJames Young Simpson, médico obstetra escocês e figura importante na história da medicina, nasceu em Bathgate no dia 7 de Junho de 1811. Morreu em Londres, em 6 de Maio de 1870. Descobriu as propriedades anestésicas do clorofórmio e, com sucesso, introduziu-o no uso médico geral.
Simpson foi o primeiro médico a usar anestésico (clorofórmio e éter) para aliviar a dor durante os partos (1847). Tal prática foi duramente combatida, pois alguns médicos e o clero – erradamente – diziam que ela «era contrária à natureza e à vontade de Deus», porque o livro “Génesis” diz que «o parto seria com dor». O assunto só foi superado e o método popularizado, quando a rainha Vitória aceitou ser anestesiada com clorofórmio, durante o parto do príncipe Leopoldo em 1853.
James Simpson comparou amputações em pacientes hospitalizados com não hospitalizados, e encontrou maior taxa de mortalidade nos pacientes que permaneciam no hospital. Para caracterizar este facto, usou o termo “hospitalismo”, sugerindo que o cuidado hospitalar poderia conferir um risco de infecções hospitalares aos pacientes.
James Simpson foi nomeado médico da rainha em 1847 e recebeu o título de baronete em 1866. Elaborou também um fórceps (que tem o seu nome) e interessou-se pela medicina fetal e pelo hermafrodismo. Inventou também a aspiração uterina, actualmente utilizada na IVG (Interrupção Voluntária da Gravidez).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...