sexta-feira, 9 de junho de 2017

9 DE JUNHO - MARINA SEMYONOVA

EFEMÉRIDEMarina Timofeyevna Semyonova, célebre bailarina russa, morreu em Moscovo no dia 9 de Junho de 2010. Nascera em São Petersburgo, em 12 de Junho de 1908.
Marina iniciou a sua vida artística no Teatro Kirov, na cidade de São Petersburgo. No final da carreira, dedicou-se ao ensino. Recebeu o título de “Artista Popular da União Soviética” em 1975.
Foi a primeira grande dançarina formada por Agrippina Vaganova, sendo diplomada no Ballet do Teatro Mariinsky em 1925, ano «inscrito nos anais do ballet soviético como o ano do triunfo sem precedentes de Marina Semyonova».
Actuou no Teatro Mariinsky até 1930, ano em que Estaline a colocou, juntamente com o marido, o dançarino Viktor Semyonov, no Teatro Bolshoï de Moscovo, onde permaneceu até ao fim da sua carreira de bailarina (1952).
Em 1935, actuou com o Ballet da Ópera Nacional de Paris, dançando “Giselle” com Serge Lifar.
Recebeu o Prémio Estaline em 1941 e, depois de se retirar, tornou-se uma das grandes professoras do Bolshoï. Muitas estrelas do bailado russo foram suas alunas. Reformou-se, também da actividade docente, aos 96 anos de idade. Em 2008, o Teatro Bolshoï festejou o seu centenário. Faleceu dois anos depois.  

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...