sábado, 1 de julho de 2017

1 DE JULHO - DAVID PROWSE

EFEMÉRIDEDavid Prowse, culturista físico e actor inglês, nasceu em Bristol no dia 1 de Julho de 1935. O seu papel mais conhecido é o de Darth Vader na saga “Star Wars”, entre 1977 e 1983. Actuou também no filme “Laranja Mecânica” de Stanley Kubrick.
A sua carreira começou na produtora de filmes de horror Hammer Film, na qual – graças ao seu físico – trabalhou duas vezes como o monstro de Frankenstein, participando também em “O circo do vampiro”. Em 1967, já aparecera como Frankenstein na primeira versão de “Casino Royale”.
Para o papel que mais o notabilizou, foi escolhido em virtude da sua compleição física (2 metros de altura e 118 kg de peso), sendo a sua voz dobrada pelo actor James Earl Jones. Segundo declarou mais tarde, Prowse não tinha conhecimento deste importante pormenor até a sessão de estreia do filme. O realizador George Lucas queria que o personagem tivesse uma voz «mais sombria».
No Reino Unido, a popularidade de David decorreu igualmente da associação a uma campanha destinada às crianças, sobre prevenção rodoviária, que se realizou desde 1971 e durante vários anos, tanto na televisão como em aparições públicas. A sua participação nesta campanha foi considerada, por ele próprio, como «o melhor papel da sua carreira». Em 2000, recebeu a Ordem do Império Britânico.
Orientou o treino físico de Christopher Reeve, que ia desempenhar o papel de Super-homem (1978). Conseguiu que ele aumentasse a sua massa muscular de 20 kg, em apenas seis semanas. David Prowse completa hoje 82 anos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...