segunda-feira, 10 de julho de 2017

10 DE JULHO - MESTRE VITALINO

EFEMÉRIDEMestre Vitalino, de seu nome completo Vitalino Pereira dos Santos, artesão brasileiro, nasceu em Caruaru no dia 10 de Julho de 1909. Morreu na mesma cidade em 20 de Janeiro de 1963.
Filho de lavradores, Mestre Vitalino retratou nos seus bonecos de barro a cultura e o folclore do povo nordestino, especialmente do interior de Pernambuco, e o modo de vida dos sertanejos. Este trabalho ficou conhecido entre os especialistas como Arte Figurativa.
Começou a executar modelagem no barro a partir dos oito anos de idade. Os bonecos que criava eram os seus brinquedos. As obras de Vitalino ganharam reconhecimento na região Sudeste a partir de 1947, quando o artista plástico Augusto Rodrigues o convidou para a Exposição de Cerâmica Popular Pernambucana, realizada no Rio de Janeiro.
Em Janeiro de 1949, a sua fama foi ampliada com a exposição no Museu de Arte de São Paulo (Masp)). Em 1955, integrou em Neuchâtel, na Suíça, a exposição Arte Primitiva e Moderna Brasileiras.
A sua notoriedade aumentou ainda após a morte. A sua biografia inspirou o samba-enredo da Império da Tijuca nos Carnavais de 1977 e 2009. A Festa de São João de Caruaru escolheu-o também como a personalidade a homenagear em 2009.
As suas obras mais famosas são: “Violeiro”, “O enterro na rede”, “Cavalo-marinho”, “Casal no boi”, “Noivos a cavalo”, “Caçador de onça” e “Família lavrando a terra”.
A produção de Vitalino passou a ser iconográfica e inspirou a formação de novas gerações de artistas, especialmente no Alto do Moura, um bairro que fica na cidade de Caruaru. Na casa onde viveu parte da sua vida, está actualmente instalada a Casa Museu Mestre Vitalino. Aqui se encontram igualmente diversos ateliers de artesãos.
Parte da sua obra pode ser contemplada no Museu do Louvre, em Paris. No Brasil, a maior parte está nos museus Casa do Pontal e Chácara do Céu, no Rio de Janeiro; no Acervo Museológico da Universidade Federal de Pernambuco, no Recife; e no Alto do Moura.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...