quarta-feira, 19 de julho de 2017

19 DE JULHO - A. J. CRONIN

EFEMÉRIDEA. J. Cronin, de seu nome completo Archibald Joseph Cronin, escritor escocês, nasceu em Cardross no dia 19 de Julho de 1896. Morreu em Montreux, em 6 de Janeiro de 1981. É um dos maiores escritores da Escócia, com várias obras a serem consideradas verdadeiras obras de arte, em especial “A Cidadela” e, sobretudo, “As Chaves do reino”.
Era formado em Medicina. Escreveu romances de crítica social, traduzidos em vários idiomas e, alguns deles, adaptados ao cinema e à televisão, como “The Citadel” (1937) e “The Minstrel Boy” (1975).
Católico, com origens irlandesas e mãe protestante, órfão de pai aos sete anos, aluno brilhante e precoce, bom praticante de atletismo e futebol, começou por ser médico dos pobres numa zona industrial do País de Gales e, depois, inspector de minas (1924).
Depois de ter defendido a tese “Os aneurismas” em 1924, instalou-se em Londres onde acabou por ter uma brilhante clientela.
Escreveu o seu primeiro romance em 1931 (“Hatter's Castle”). Seguiu-se uma vintena de obras, com êxito crescente. O seu itinerário e as suas origens inspiram muitos dos personagens dos seus livros, que contêm igualmente numerosos elementos biográficos.
Deixou um filho, também escritor (Vincent Cronin), e faleceu aos 84 anos. A sua esposa morreu cinco meses depois, com 83 anos de idade. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...