sábado, 22 de julho de 2017

22 DE JULHO - CARL SANDBURG

EFEMÉRIDECarl August Sandburg, escritor e historiador norte-americano, filho de pais suecos, morreu em Flat Rock, Carolina do Norte, no dia 22 de Julho de 1967. Nascera em Galesburg, no Illinois, em 6 de Janeiro de 1878.     
Tornou-se notado sobretudo pelas suas poesias e pela biografia de Abraham Lincoln que escreveu em 1940. Foi um homem sábio e de poesias profundas. As suas obras mais conhecidas são “Chicago Poems”, “Cornhuskers” e “Smoke and Steel”.
Não tendo tido meios para estudar, além da instrução primária, começou a viajar pelos Estados Unidos a partir dos treze anos, ocupando diversos pequenos ofícios para subsistir, antes de entrar como voluntário para o exército, em 1898, quando começou a guerra hispano-americana.
Só depois reiniciou os estudos (até 1902) no Lombard College, com o intuito de se tornar jornalista. Entre 1902 e 1907, escreveu para numerosos jornais.
Em 1910, iniciou a sua vida de militante político e sindical, tornando-se secretário do presidente da Câmara socialista de Milwaukee. Por essa época, assinou também editoriais para o “Daily News” de Chicago.
Ingressou depois no Chicago Literary Renaissance, um grupo composto de originários do estado de Illinois, tornando-se um escritor e biógrafo de sucesso. Durante a sua carreira literária ganhou por três vezes o Prémio Puliutzer (1919, 1940 e 1951).
Um molde do rosto de Carl Sandburg, juntamente com o do cientista Albert Einstein, teria sido usado para formar o rosto do E.T. no filme “E.T. – O Extraterrestre” de Steven Spielberg.
Quando da sua morte, o presidente Lyndon B. Johnson declarou que «Carl Sandburg era mais que a voz da América, mais que um poeta de génio. Ele era a América.».

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...