segunda-feira, 24 de julho de 2017

24 DE JULHO - ANDY IRONS

EFEMÉRIDEAndy Irons, surfista profissional norte-americano, nasceu em Kauai, no Havai, em 24 de Julho de 1978. Morreu em Dallas no dia 2 de Novembro de 2010. Criado nos recifes perigosos e rasos do North Shore de Kauai, foi três vezes Campeão Mundial (2002/2004).
Sendo fonte de inspiração para muitos jovens, Andy Irons e a família organizavam todos os anos o Irons Brothers Pinetrees Classic, um campeonato que buscava dar comunidade a tudo o que Irons fazia. O irmão Bruce Irons era seu companheiro de competições, também no World Championship Tour (WCT). Após a morte de Andy, o governador do Havai elegeu o dia 13 de Fevereiro como o Dia de Andy Irons.
O filme “Blue Horizon”, realizado em 2004 e dirigido por Jack McCoy, faz um paralelo entre a sua vida no WCT e a de David Rostovich, um free surfer. O filme fala também da grande rivalidade com o múltiplo campeão mundial Kelly Slater. Andy era considerado um dos poucos atletas a surfar de igual para igual com ele.
Em 2010, disputou uma etapa do Circuito Mundial e voou para Porto Rico, mas já não se estava a sentir bem. Foi aconselhado a procurar um hospital em Miami e depois decidiu regressar ao Havai, onde morava. No meio da viagem, havia uma escala em Dallas. Hospedou-se num hotel, onde o foram encontrar morto no quarto. Há duas causas possíveis para a morte: um enfarte do miocárdio provocado por aterosclerose (versão defendida pelo médico legista) ou uma overdose de drogas – cocaína em conjunto com dois remédios usados para tratar transtornos comportamentais.
Andy Irons deixou a esposa, Lyndie, grávida de sete meses. O bebé foi baptizado como Andy Axel Irons, em homenagem ao tricampeão mundial. A empresa que o patrocinava lançou a marca Andy Irons Forever.
Andy Irons e Kelly Slater, apesar da rivalidade desportiva (exacerbada pela imprensa), estimavam-se mutuamente e tinham-se tornado grandes amigos. Ao vencer o título mundial de 2010, Kelly dedicou-o a Andy.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...