sábado, 29 de julho de 2017

29 DE JULHO - CASS ELLIOT

EFEMÉRIDFCass Elliot, de seu verdadeiro nome Ellen Naomi Cohen, cantora norte-americana integrante do grupo The Mamas & The Papas, morreu em Londres no dia 29 de Julho de 1974. Nascera em Baltimore, em 19 de Setembro de 1941. Era também conhecida por Mama Cass.
Tinha por origem uma família judia de ascendência russa. Entusiasmada, sobretudo pelo pai, cedo se apaixonou pelo canto. Adoptou o nome de “Cass” na escola secundária, acrescentando mais tarde “Elliot”.
Iniciou-se a representar, numa festa escolar, na comédia musical “The Boy Friend”. Depois de ter deixado a George Washington High School, partiu para Nova Iorque, onde protagonizou “The Music Man”. Trabalhou depois como empregada de vestiário na sala The Showplace, um clube de Greenwich Village onde actuavam vários artistas. Por vezes, cantava também. Ali se juntou a Tim Rose e John Brown e formaram o grupo The Triumvirate. Em 1963, James Hendricks substituiu Brown e o trio foi rebaptizado The Big Three.
Quando Tim Rose deixou o grupo em 1964, Cass e Hendricks fizeram equipa com os canadianos Zal Yanovsky e Denny Doherty e formaram os Mugwumps, que durou apenas oito meses. Mama Cass cantou a solo durante algum tempo, até se juntar ao grupo The Mamas & The Papas. Cass Elliot, pelo seu sentido de humor e optimismo era considerada por alguns como o membro mais carismático do grupo. A sua voz potente e facilmente reconhecível foi um factor importante no sucesso da banda.
Com a dissolução do grupo em 1968, Cass iniciou uma bem-sucedida carreira solo, lançando nove álbuns.
Faleceu aos 32 anos, vítima de crise cardíaca, quando estava a actuar em Londres, no Palladium, com lotações esgotadas durante duas semanas e no auge da sua carreira a solo. Foi incinerada e as suas cinzas repousam no Mount Sinai Memorial Park em Los Angeles.
Foi casada duas vezes: com o então colega de banda James Hendricks (1963/1968) e com o barão Donald von Wiedenman (1971/1974). Deixou uma filha, nascida em 1967.
Cass Elliot entrou, como os outr0os membros dos The Mamas & The Papas, para o Rock and Roll Hall of Fame (1998).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muito mais...