domingo, 30 de julho de 2017

30 DE JULHO - CLIVE SINCLAIR

EFEMÉRIDEClive Marles Sinclair, empresário e inventor britânico, nasceu em Richmond upon Thames no dia 30 de Julho de 1940. Desenvolveu, entre outras coisas, a primeira calculadora electrónica de bolso do mundo (Sinclair Executive), em 1972, e o microcomputador ZX Spectrum, em 1982.
Sinclair vivia fascinado pela electrónica desde a adolescência. Em 1961, fundou a Sinclair Radionics Ltd, depois de ser durante algum tempo editor assistente das revistas “Practical Wireless” e “Instrument Practice”, para poder juntar algum capital. A empresa começou por fabricar material de rádio.
Em 1980, lançou-se na microinformática com o ZX80, primeiro computador pessoal a descer, no Reino Unido, abaixo da barreira psicológica das 100 libras. Era um monobloco, equipado de teclado e utilizando um ecrã de televisão.
O sucesso do ZX80 foi rápido e teve sucessores imediatos : o ZX81 e o ZX Spectrum. Seguiu-se o Sinclair QL, em 1984, um dos primeiros computadores 32 bits para o grande público, antes do Apple Macintosh que utilizaria aliás o mesmo processador Motorola.
Clive Sinclair foi feito Cavaleiro da Ordem do Império Britânico em Junho de 1983. Uma originalidade da Sociedade Sinclair era a de ser composta unicamente por empregados com competências técnicas. Toda a parte administrativa e burocrática era tratada por uma empresa exterior.
Sinclair lançou depois no mercado uma viatura eléctrica, a C5, que não teve o êxito esperado e pôs mesmo a sociedade em dificuldades, tendo sido posteriormente adquirida pela Amstrad.
Clive Sinclair continuou, no entanto, a fabricar material electrónico com uma nova empresa, a Cambridge Computers, tendo comercializado em 1988 o seu último computador, o Cambridge Z88, uma espécie de computador portátil.
Nos anos mais recentes, Sinclair tornou-se um perspicaz jogador de póquer e apareceu nas primeiras três temporadas da série de TV “Late Night Poker”. Ganhou também a primeira final do Celebrity Poker Club, derrotando o actor e cantor Keith Allen.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...