terça-feira, 4 de julho de 2017

4 DE JULHO - GEORGE EVEREST

EFEMÉRIDEGeorge Everest, geógrafo, engenheiro cartógrafo e topógrafo britânico, nasceu em Gwernvale Manor, no País de Gales, em 4 de Julho de 1790. Morreu em Greenwich, Londres, no dia 1 de Dezembro de 1866.
Após estudar na Academia Militar, em Woolwish, onde se salientou na disciplina de Matemática, viajou para a Índia em 1806, como cadete de artilharia. Quando chegou, foi seleccionado por Thomas Stamford Raffles para participar no reconhecimento de Java.
Em 1818, começou a servir como assistente do coronel Lambton, que havia dado início às medições trigonométricas do subcontinente em 1806, no chamado Great Trigonometrical Survey (Grande Levantamento Topográfico da Índia). Depois da morte de Lambton em 1823, tornou-se perito superintendente e, a partir de 1830, foi nomeado perito geral da Índia (Surveyor-General of India), cargo que ocupou até 1843.
Foi o responsável por terminar o grande estudo cartográfico da Índia, ao longo do arco meridiano do sul indiano estendendo-se até ao norte do Nepal, cobrindo uma distância de aproximadamente 2400 quilómetros. Este estudo fora iniciado por William Lambton em 1806 e durou diversas décadas até à sua conclusão.
O Monte Everest foi assim nomeado – em 1865 – pelo seu sucessor, Andrew Scott Waugh, em homenagem aos estudos de George Everest que, aliás, permitiram considerá-lo ulteriormente como a mais alta montanha do mundo.
George Everest reformou-se em 1843 e foi viver para Inglaterra, sendo membro da Royal Society. Feito Cavaleiro da Ordem do Império Britânico em 1861, foi eleito – no ano seguinte – vice-presidente da Royal Geographical Society. Faleceu aos 76 anos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...