quinta-feira, 6 de julho de 2017

6 DE JULHO - GEOFFREY RUSH

EFEMÉRIDEGeoffrey Roy Rush, actor australiano, nasceu em Toowoomba no dia 6 de Julho de 1951. Iniciou a sua carreira na década de 1980, participando no filme “Hoodwink” (1981). Fez depois outros filmes, mas sempre sem grande sucesso, até que – em 1996 – protagonizou “Shine”, onde teve uma performance elogiadíssima, conquistando todos os prémios da época, incluindo o Oscar de Melhor Actor (1997).
Desde então os êxitos não pararam, sendo escolhido para diversos filmes em que sempre se salientou, passando a ter um currículo de peso e obtido em pouco tempo.
Em 1998, participou e brilhou em três filmes de relevo: “Os Miseráveis”, dando vida ao personagem Javert; “Elizabeth”, actuando como conselheiro da rainha, papel pelo qual ganhou um BAFTA; e “Shakespeare in Love”, que lhe rendeu a segunda nomeação para o Oscar, desta vez de Melhor Actor Coadjuvante.
Outra actuação brilhante foi em “Quills”, que lhe deu nova nomeação para o Oscar de Melhor Actor (2001) e no qual interpretou o irreverente Marquês de Sade.
Mais recentemente, ganhou um Tony Award de Melhor Actor, pelo seu papel na peça da BroadwayExit the King”. Em 2011, concorreu pela segunda vez ao Oscar de Melhor Actor Coadjuvante, com o filme “O Discurso do Rei”.
No início de 2013, foi confirmada a sua presença no filme “Piratas das Caraíbas: Os Mortos Não Contam Histórias”, o quinto desta saga, com gravações iniciadas em 2015 e estreia agendada para 2017.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...