terça-feira, 1 de agosto de 2017

1 DE AGOSTO - FRANCIS SCOTT KEY

EFEMÉRIDE Francis Scott Key, advogado e poeta norte-americano, autor da letra do hino dos Estados Unidos, “The Star-Spangled Banner”, nasceu no condado de Frederick (Maryland) no dia 1 de Agosto de 1779. Morreu em Baltimore, em 11 de Janeiro de 1843.
Francis era filho de Ann Phoebe Penn Dagworthy e do capitão John Ross Key, uma família de ascendência inglesa. Cursou Direito no Colégio St. John's, sob a supervisão de seu tio Philip Barton Key, membro da Câmara dos Representantes.
Assistiu ao ataque britânico sobre o Fort McHenry durante a Guerra de 1812. O forte resistiu ao assalto durante um dia. Uma bandeira americana, que continuava a tremular ao vento no meio dos destroços, serviu-lhe de inspiração parta escrever um poema, que viria a tornar-se o Hino Nacional norte-americano.
Francis Key exerceu a advocacia desde 1805 e foi mais tarde procurador do distrito de Columbia (Washington DC). Casou-se em 1800 e teve onze filhos. Faleceu, vítima de pleurisia, na casa de uma filha em Baltimore.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...