domingo, 13 de agosto de 2017

13 DE AGOSTO - ADA DE CASTRO

EFEMÉRIDEAda de Castro, de seu verdadeiro nome Ada Antunes Pereira, actriz de teatro e fadista portuguesa, nasceu em Lisboa, no bairro de Alfama, em 13 de Agosto de 1937. Foi um dos sócios fundadores da Associação Portuguesa dos Amigos do Fado.
Conjugando o fado, marchas e folclore, Ada de Castro actuou em várias casas de espectáculo, como O Faia e a Adega Machado, tendo gravado parte do seu repertório já muito tardiamente na sua carreira.
Teve assinalável êxito em fados como: “Na Hora da Despedida”, “A Severa Que Me Diga”, “O Meu Amor É Forcado”, “Alguém Mandou-me Violetas”, “Lisboa é Fado”, “Alfama Velhinha”, “Senhora Dona Mouraria”, “Lisboa é só Lisboa”, “Os Figos”, “Lisboa Cheia de Graça”, “Lisboa Cidade Minha”, “O Fado Tem Encantos”, “Gosto de tudo o que é teu”, “Deste-me um Cravo Encarnado”e em muitos outros.
Entre os vários galardões que recebeu, destacam-se: Melhor Fadista da Quinzena (Prémio RTP, 1962), Óscar da Melhor Fadista do Ano (Prémio da Casa da Imprensa, 1967); e Melhor Fadista do Ano (Revista “Nova Gente”, 1982).
Em Outubro de 2010, durante a Gala Amália, que se realizou no Coliseu de Lisboa, recebeu a Medalha Comemorativa dos 50 Anos de Carreira. Amigos e colegas estiveram presentes e Ada de Castro aproveitou para anunciar a sua despedida, aos 73 anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...