terça-feira, 15 de agosto de 2017

15 DE AGOSTO - JOEL SILVEIRA


EFEMÉRIDE - Joel Silveira, jornalista e escritor brasileiro, morreu no Rio de Janeiro em 15 de Agosto de 2007. Nascera em Lagarto no dia 23 de Setembro de 1918.
Tido como militante de esquerda e tendo divergências com o pai, mudou-se de Aracaju para o Rio de Janeiro em 1937, a pretexto de ir estudar Direito. De facto, cursou até ao segundo ano da faculdade, mas confessou nas suas memórias, ter sido um estudante relapso. Estava mais interessado em ser jornalista. Embora possa parecer paradoxal, o período do Estado Novo permitiu que ele, “anti getulista” convicto, e mais um grupo de jovens jornalistas, como David Nasser, Edmar Morel e Samuel Wainer, viessem a ser notabilizados pelas “grandes reportagens” dos anos 1940, forma encontrada pelos jornais para sobreviver à censura imposta pela ditadura de Vargas.
O seu primeiro emprego foi no semanário “Dom Casmurro”, que era um jornal esquerdista. Um irmão começou a mandar-lhe de São Paulo material político para que ele distribuísse no Rio.
Foi depois repórter e secretário da revista “Diretrizes”, semanário de Samuel Wainer, onde permaneceu até a Redacção ser fechada pelo polícia política, em 1944. Escreveu também para: “Diários Associados”, “Última Hora”, “O Estado de S. Paulo”, “Diário de Notícias”, “Correio da Manhã” e “Manchete”.
Nos seus mais de 60 anos de carreira, passou por diversas redacções de jornais, nas quais ocupou inúmeros cargos. Foi escolhido por Assis Chateaubriand, dos “Diários Associados”, para ser correspondente de guerra, apesar de haver outros candidatos de peso, como David Nasser e Carlos Lacerda.
Após o golpe de 1964, foi preso por duas vezes, durante o governo de Castelo Branco. No governo Médici, foi preso mais cinco vezes: «Três pelo Exército, uma pela Marinha e outra pela Aeronáutica. A pergunta era sempre a mesma: «Você é comunista?», o que ele negava porque efectivamente não era verdade. 
É reconhecido por ser um dos precursores do jornalismo internacional e do jornalismo literário no Brasil. Ganhou de Assis Chateaubriand a alcunha de “a víbora” pelo seu estilo agressivo.
As suas reportagens “Eram Assim os Grã-Finos em São Paulo” e “A Milésima Segunda Noite da Avenida Paulista” consagraram-no como profissional e hoje são tidas como verdadeiros clássicos do género.
Publicou cerca de 40 livros. Foi agraciado em 1998 com o Prémio Machado de Assis, o mais importante da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto da sua obra. Entre outros galardões, recebeu também o prémio Líbero Badaró, Esso Especial, Jabuti e Golfinho de Ouro.
Pouco antes de falecer, Joel Silveira foi homenageado no 2º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. Por razões de saúde, foi representado na cerimónia pela sua filha.  

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...