sexta-feira, 18 de agosto de 2017

18 DE AGOSTO - AHAD HA'AM



EFEMÉRIDE - Ahad Ha'am, de seu verdadeiro nome Asher Zvi Hirsch Ginsberg, filósofo e ensaísta judeu, um dos mais destacados pensadores sionistas da fase anterior à criação do Estado de Israel, nasceu em Skvira, Oblast de Kiev, Ucrânia, no dia 18 de Agosto de 1856. Morreu na Palestina em 2 de Janeiro de 1927.
Foi um dos pais da literatura hebraica moderna. Importante jornalista e associativista, participou nas negociações que culminaram com a Declaração de Balfour, a qual foi posteriormente incorporada ao Tratado de Sèvres.
É conhecido como o fundador do sionismo cultural ou sionismo espiritual, segundo o qual - ao criar um centro espiritual para o povo judeu na Terra de Israel, com trabalho físico juntamente com esforços educacionais e culturais - o povo judeu seria unificado e o seu espírito nacional renovado. Esse sentimento emanaria para todas as direcções da Diáspora, onde a assimilação era vista como um perigo real. Ahad Ha'am acreditava que, mesmo se fosse possível absorver todos os judeus na Terra de Israel, isso não resolveria os problemas políticos e financeiros, se não fosse considerado, em primeiro lugar, o aspecto nacional-espiritual. No entanto, ele acreditava no futuro crescimento da população judaica reunida em Israel, o que engendraria o estabelecimento de um Estado judeu, onde a liberdade cultural e nacional seria possível. Com a sua visão secular de um centro espiritual judaico na Palestina, Ahad Ha'am contrapôs-se às ideias de Theodor Herzl, o fundador do sionismo político. À diferença de Herzl, ele defendia «um Estado judeu e não um mero Estado de judeus».
Em 1922, instalou-se definitivamente em Telavive, onde morreria cinco anos depois.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...