sexta-feira, 25 de agosto de 2017

25 DE AGOSTO - AALIYAH


EFEMÉRIDE - Aaliyah Dana Haughton, cantora de R&B, compositora, produtora, dançarina, atriz e modelo norte-americana, morreu em Marsh Harbour, nas Bahamas, em 25 de Agosto de 2001, num acidente aéreo. Nascera em Nova Iorque no dia 16 de Janeiro de 1979. Participou em dois filmes e lançou três álbuns em vida, tendo conseguido cinco nomeações para os Grammy Awards. Aaliyah vendeu mais de 32 milhões de discos no mundo, sendo 9 milhões somente nos EUA.
Nascida numa família afro-americana, tinha ascendência nativo-americana por parte de uma das avós. O seu primeiro álbum foi gravado quando tinha 14 anos. Lançado em Junho de 1994, “Age Ain't Nothing but a Number” foi vendido até hoje em 3 milhões de cópias nos Estados Unidos e 5 milhões no resto do mundo.
O single de estreia de Aaliyah, “Back & Forth”, liderou a Billboard R&B/Hip-Hop Songs durante três semanas. O segundo single, “At Your Best (You Are Love)”, chegou ao número seis na Hot 100 da Billboard. Além disso, editou “The Thing I Like”, como parte da banda sonora do filme de 1994 “A Low Down Dirty Shame”.
Em 1996, Aaliyah deixou a Jive Records e assinou um contrato com a Atlantic Records. Conheceu e trabalhou com os produtores Timbaland e Missy Elliott, que contribuíram para o lançamento de seu segundo álbum de estúdio, “One in a Million”. O álbum rendeu o single “If Your Girl Only Knew”, que liderou a Billboard R&B/Hip-Hop Songs durante duas semanas. Também gerou os singles “Hot Like Fire” e “4 Page Letter”.
Lançado em Agosto de 1996, o álbum “One in A Million” foi vendido até agora em 4,4 milhões de cópias nos Estados Unidos e 8 milhões no mundo inteiro.
Aaliyah passou a infância e adolescência no Michigan, tendo estudado na Detroit High School for the Performing Arts, onde se formou em Teatro em 1997, com uma pontuação média de 4,0 pontos, no total de 5,0. Começou a sua carreira no mesmo ano, participando num drama policial da série de televisão “New York Undercover”. Durante este tempo, participou no Children's Benefit Concert, um concerto beneficente que teve lugar no Beacon Theatre, em Nova Iorque. Colaborou na banda sonora da animação da Fox Studios, “Anastasia”, com o single “Journey to the Past”, que ganhou uma nomeação para o Oscar de Melhor Canção Original. Ainda em 1998, também contribuiu para a banda sonora do filme “Dr. Dolittle”, com “Are You That Somebody?”, que foi o terceiro single mais bem-sucedido na Hot 100 Airplay da Billboard daquele ano.
Em 2000, Aaliyah protagonizou a principal personagem do filme “Romeo Must Die”. Uma adaptação de “Romeu e Julieta”, que ela estrelou ao lado do artista marcial Jet Li. O filme arrecadou US$ 18,6 milhões no seu primeiro fim de semana, sendo número dois no ranking de bilheteria. Além de actuar, Aaliyah foi a produtora executiva da banda sonora do filme, para a qual contribuiu com quatro canções.
Try Again” foi lançada somente para as rádios em Fevereiro daquele ano, liderando a Hot 100 Airplay da Billboard durante nove semanas. Antes do lançamento para vendas, o single atingiu o número um na Hot 100 da Billboard, sendo o primeiro e único single a conseguir liderar esta parada somente com execuções nas rádios. O vídeo do single rendeu-lhe uma nomeação para o Grammy de Melhor Vocalista Feminina de R&B.
Aaliyah começou a trabalhar no seu segundo filme, “A Rainha dos Malditos”, um filme de terror de 2002, produto de uma adaptação cinematográfica do terceiro volume das “Crónicas Vampirescas” da escritora Anne Rice. Foi estreado seis meses após a morte de Aaliyah, sendo dedicado à sua memória.
Aaliyah lançara mundialmente o seu álbum homónimo, “Aaliyah”, em Junho de 2001, e nos Estados Unidos em Julho.
Em 25 de Agosto de 2001, Aaliyah e vários membros da gravadora embarcaram num bimotor Cessna em Marsh Harbour, Ilhas Abaco, Bahamas, para voltar aos Estados Unidos. O grupo não sabia que o avião era incapaz de transportar parte do equipamento das filmagens e a aeronave ultrapassou o padrão de peso e o limite de tolerância para o próprio equilíbrio. O avião caiu logo após a decolagem, a cerca de 200 metros do final da pista. Não houve sobreviventes.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...