quinta-feira, 14 de setembro de 2017

14 DE SETEMBRO - PÉREZ PRADO


EFEMÉRIDE – Dámaso Pérez Prado, pianista, compositor e maestro cubano, considerado o maior expoente do Mambo, morreu na Cidade do México em 14 de Setembro de 1989. Nascera em Matanzas em 11 de Dezembro de 1916. Ficou imortalizado como ‘Rei do Mambo’ devido ao seu grande sucesso.
Dámaso aprendeu a tocar piano clássico, ainda era criança. Em 1942, instalou-se em Havana, onde tocou em cabarets e depois em diferentes orquestras: Orquesta Cubaney, Orquesta de Paulina Alvarez e na célebre Orquesta Casino de la Playa. Em 1947, gravou “Qué rico el mambo” e partiu em tournée pela Argentina e Venezuela. 
Em 1948, a sua música inspirava-se no jazz de Stan Kenton e as editoras discográficas cubanas desinteressaram-se. Pérez Prado partiu então para o México, onde trabalhou também para o cinema.
Passou a compor tantos fragmentos musicais que deixou mesmo de lhes dar nomes, mas números, sendo “Mambo nº 5” e “Mambo nº 8” os mais conhecidos.
Em Dezembro de 1949, foi lançado um disco, com “Qué rico el mambo” numa face e “Mambo nº 5” na outra. Este disco lançou a ‘mambo mania’ nos Estados Unidos.
Em 1955, a sua versão chachachá de “Cherry Pink and Apple Blossom White” tornou-se top de vendas durante dez semanas no Billboard, o hit-parade norte-americano.
Em 1958, “Patricia” foi um sucesso mundial, sendo utilizado nomeadamente como música do filme “Dolce Vita” de Federico Fellini (1960).
Adquiriu a nacionalidade mexicana em 1980 e residiu os últimos anos de vida no seu país de adopção. Faleceu vítima de paragem cardíaca.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...