segunda-feira, 18 de setembro de 2017

18 DE SETEMBRO - DEE DEE RAMONE


EFEMÉRIDE - Dee Dee Ramone, de seu verdadeiro nome Douglas Glen Colvin, baixista e compositor norte-americano e um dos fundadores (1974) de uma das bandas mais influentes na história do punk rock, os Ramones, nasceu em Fort Lee, Virginia, em 18 de Setembro de 1951. Morreu em Hollywood no dia 5 de Junho de 2002.
Dee Dee passou a sua infância na Alemanha devastada pela Segunda Guerra Mundial, tendo-se mudado para Nova Iorque com catorze anos de idade, acompanhado da irmã e da mãe, quando a última se separou do pai, um militar americano que trabalhava na fronteira com a Alemanha Oriental.
Já em Nova Iorque, conheceu - em 1970 - Joey, Tommy e Johnny. Juntos, formariam os Ramones. Dee, ao princípio, tinha dificuldade em tocar e cantar ao mesmo tempo. Quase não cantava, mas contribuía com a maioria das letras.
No meio da tournée para lançamento do álbum “Brain Drain” (1989), Dee Dee saiu da banda, alegando estar cansado de tournées exaustivas (anos mais tarde, admitiu que estava a abusar de heroína e outras drogas). Iniciou uma curta carreira a solo como rapper, adoptando o nome artístico Dee Dee King. O álbum de rap que ele lançou, “Funky Man”, foi rejeitado pela crítica e pelo público, fazendo-o voltar ao punk rock. Continuou a gravitar durante anos, ao redor dos Ramones, contribuindo com letras e músicas para os discos seguintes. Teria sido ele a compor mais de metade do reportório da banda.
Em 1997, depois da separação dos Ramones, com a colaboração de Verónica Kofman, lançou a sua autobiografia “Poison Heart. Surviving The Ramones”.
Foi encontrado morto em sua casa, atrás de um sofá, vítima de uma overdose “acidental” de heroína, consumo que teria deixado há largo tempo, segundo os amigos e a mulher. Foi sepultado no Hollywood Forever Cemetery, em Hollywood.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...