sexta-feira, 22 de setembro de 2017

22 DE SETEMBRO - JUNKO TABEI


EFEMÉRIDE - Junko Tabei, alpinista japonesa e primeira mulher a atingir o cume do Evereste, nasceu em Fukushima no dia 22 de Setembro de 1939. Morreu em Kawagoe, em 20 de Outubro de 2016, vítima de cancro. Foi também a primeira mulher a escalar os “sete cumes”, tarefa que completou em 1992, aos 53 anos de idade.
Formada em Literatura Inglesa e Norte Americana pela Universidade Feminina de Showa, onde se tornou membro da equipa de montanhismo, Tabei criou - em 1969 - o Clube Feminino de Montanhismo do Japão. Com o marido, escalou o Fuji. Também escalou o Monte Matterhorn, nos Alpes suíços. Por volta de 1972, ela já era uma alpinista respeitada, apesar do seu aspecto franzino e de ter 1m52 de altura.
Em 1974, o jornal “Yomiuri Shimbun” e a rede de televisão Nippon fizeram uma selecção, entre centenas de inscritas num concurso, para formar uma equipa feminina de montanhismo que enfrentasse o desafio de alcançar o cume do Evereste, até então alcançado apenas por homens. Entre as quinze alpinistas seleccionadas, estava Junko Tabei.
Após um longo período de treino, elas iniciaram a expedição no início de 1975, viajando para Katmandu, a capital do Nepal, onde contrataram nove sherpas para guiá-las na subida da montanha, seguindo a mesma rota de Edmund Hillary e Tenzing Norgay, em 1953.
No começo de Maio, o grupo estava acampado a 6 300 m de altitude quando uma inesperada avalanche atingiu o acampamento em que se encontravam. As mulheres e os guias foram atingidos pela tempestade de neve e Junko perdeu a consciência durante aproximadamente seis minutos, até ser resgatada por um guia sherpa. Sem desistir da aventura, doze dias depois, liderando o grupo de japonesas, Tabei tornou-se a primeira mulher a alcançar o cume do Evereste.
Nos seus últimos anos de vida, Junko diminuiu as actividades como montanhista, mas continuou a dedicar-se à ecologia e ao meio ambiente, como directora do Himalayan Adventure Trust, no Japão, uma organização não-governamental que se ocupa - a nível global - da preservação das montanhas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...