domingo, 3 de setembro de 2017

3 DE SETEMBRO - CARLOS ALBERTO DALLA CHIESA


EFEMÉRIDE - Carlo Alberto dalla Chiesa, resistente, general dos carabineiros e prefeito italiano, morreu em Palermo no dia 3 de Setembro de 1982, assassinado pela Máfia. Nascera em Saluzzo, Piemonte, em 27 de Setembro de 1920. Foi fundador do Núcleo Especial Antiterrorismo.
Foi oficial do exército durante a Segunda Guerra Mundial (1941) e carabineiro a partir de Setembro de 1943. Recusou participar na repressão aos partisans e passou para o lado da resistência. Entrou em Roma com os aliados, para participar na protecção dos ministros da Itália libertada.
Passou depois à lutar contra o banditismo em Campanile e, em 1949, foi colocado na Sicília com as mesmas funções.
Em 1966, começou a combater especificamente a Casa Nostra. Já general, foi considerado um herói em Itália quando, em 1974, se tornou comandante da região Piemonte-Vale de Aosta, criando em Turim uma estrutura antiterrorista. Esta notabilizou-se nomeadamente em Setembro de 1974, por ocasião   da captura de Renato Curcio e Alberto Franceschini, dois membros das Brigadas vermelhas.
Em Maio de 1982, foi nomeado prefeito de Palermo com a missão de lutar contra a Máfia. Foi assassinado quatro meses depois, na sua viatura, com a esposa e o guarda-costas. Depois deste atentado, o Estado italiano criou o Alto- comissariado para a coordenação da luta contra a delinquência mafiosa.
Carlo Alberto dalla Chiesa era Grande Oficial da Ordem do Mérito da República Italiana (1980), Cavaleiro da Ordem da Coroa de Itália, Cavaleiro da Ordem de Malta e, a título póstumo, Grande Oficial da Ordem Militar de Itália.
Os acontecimentos de Palermo foram tema de um filme de 1983, “Cem Dias em Palermo”, com o actor Lino Ventura a fazer o papel de general Chiesa.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...