segunda-feira, 4 de setembro de 2017

4 DE SETEMBRO - FERNANDO TORRES


EFEMÉRIDE - Fernando Monteiro Torres, actor, director e produtor brasileiro de teatro, cinema e televisão, morreu no Rio de Janeiro em 4 de Setembro de 2008. Nascera em Guaçuí no dia 14 de Novembro de 1927. Estava casado, desde 1952, com a actriz Fernanda Montenegro e era pai do cineasta Cláudio Torres e da actriz Fernanda Torres.
Nasceu numa família tradicional e histórica da pequena Guaçuí. O pai, Manuel Monteiro Torres, foi o primeiro prefeito da cidade, sendo uma personagem importante para o historial do município. Hoje, na sede da prefeitura, é possível ver uma foto da família do primeiro prefeito, na qual Fernando aparece ainda criança.
Fernando Torres era formado em medicina, mas - desde cedo – a sua grande paixão foi o teatro, onde actuou, produziu e dirigiu diversas peças, além de ter participado em dezanove filmes e várias novelas. Na TV, brilhou ao interpretar o médico aposentado Plínio Miranda na novela “Baila Comigo” de Manoel Carlos e o sábio e misterioso Tio Romão na novela “Amor com Amor se Paga” de Ivani Ribeiro.
Iniciou a sua carreira de actor teatral aos 22 anos, na peça “A Dama da Madrugada” (“La dama del alba”) de Alejandro Casona. Como director, a sua primeira montagem foi “Quartos Separados” (1958), com o Teatro Brasileiro de Comédia.
Em 1959, fundou o Teatro dos Sete, juntamente com Fernanda Montenegro, Sérgio Britto, Ítalo Rossi e Gianni Ratto. Em 1961, foi premiado como Director Revelação, pela sua montagem de “O Beijo no Asfalto” de Nelson Rodrigues. O teatro municipal da cidade de Guaçuí no Espírito Santo tem o nome de Fernando Torres, em homenagem ao filho mais ilustre do município, tendo no seu salão principal as assinaturas de Fernando Torres e Fernanda Montenegro. A cidade de São Paulo também conta com um Teatro Fernando Torres, que se localiza no bairro do Tatuapé.
Morreu em sua casa, vítima de enfisema pulmonar. Em 2007, fora homenageado com a inauguração de um largo com o seu nome no bairro de Ipanema.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...