terça-feira, 10 de outubro de 2017

10 DE OUTUBRO - HELEN HAYES


EFEMÉRIDE - Helen Hayes Brown, actriz norte-americana de origem judaica, nasceu em Washington, DC, em 10 de Outubro de 1900. Morreu em Orangetown no dia 17 de Março de 1993. Conhecida como “a Primeira-dama do Teatro Norte-americano”, Hayes é uma das onze pessoas a ter recebido todos os mais importantes prémios da indústria de entretenimento do seu país (Emmy, Grammy, Oscar e Tony).
Hayes começou a carreira no teatro aos 5 anos de idade, cantando no Washington Belasco Theatre (na Lafayette Square, em frente à Casa Branca). Aos dez anos, protagonizou a curta-metragem “Jean e a chita Doll”.
Frequentou a Academia do Convento do Sagrado Coração, em Washington, licenciando-se em 1917. Três anos depois, já estava na Broadway e teve uma carreira teatral brilhante que durou mais de 60 anos.
A sua estreia no cinema sonoro foi em “O Pecado de Madelon Claudet” (1932), com o qual ganhou o Oscar de Melhor Actriz e o Prémio de Melhor Actriz no Festival de Veneza. Em seguida, participou em filmes como: “Médico e Amante”; “Adeus a armas” (com Gary Cooper); “The White Sister”; “What Every Woman Knows”; e “Vanessa: Her Love Story”. Nunca se tornou, porém, uma actriz favorita entre os fãs e achava o teatro mais sedutor. Decidiu mesmo privilegiar os palcos.
Hayes ganhou três prémios Tony pelas suas performances no teatro, o primeiro em 1947 com o musical “Parabéns” (1946/48); o segundo com “Time Remembered” (1958); e o terceiro em 1980, que lhe foi concedido em homenagem a sua carreira teatral. Recebeu ainda um segundo Oscar com “Aeroporto” (1970), este o de Melhor Actriz coadjuvante. Em Maio de 1986, o presidente Ronald Reagan atribuiu-lhe a Medalha Presidencial da Liberdade, o mais importante galardão civil dos EUA.
Em 1983, foi dado o seu nome a um teatro da Broadway (Helen Hayes Theatre). Tem uma estrela no Walk of Fame de Hollywood e o seu nome está inscrito no National Women's Hall of Fame. Helen Hayes faleceu aos 92 anos de idade, devido a insuficiência cardíaca. As luzes da Broadway foram diminuídas durante um minuto, às 8 horas do dia em que ela morreu.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...