sábado, 14 de outubro de 2017

14 DE OUTUBRO - HAROLD ROBBINS


EFEMÉRIDE - Harold Robbins, escritor norte-americano, morreu em Palm Springs no dia 14 de Outubro de 1997. Nascera em Nova Iorque, em 21 de Maio de 1916.  Passou a infância num orfanato. Frequentou a Escola Secundária George Washington e, depois de deixar os estudos, começou a trabalhar em vários empregos.
Assim, aos 20 anos, vendia açúcar para o comércio grossista. No início da Segunda Guerra Mundial, mudou-se para Hollywood, onde trabalhou nos estúdios da Universal, primeiro como encarregado de expedições, depois já no próprio estúdio.
No seu primeiro livro, “Nunca Ame um Estranho” (1948), utilizou a própria vida de órfão nas ruas de Nova Iorque. Seguiu-se “Os Comerciantes de Sonho” (1949), sobre a indústria do cinema em Hollywood. Novamente, Robbins misturou as suas próprias experiências com factos históricos, melodrama, sexo e acção, numa história rápida e comovente.
O romance “Uma prece para Danny Fisher” (1952) foi adaptado ao cinema sob o título” Crioulo de Rei” (1958), contando com a participação de Elvis Presley.
Robbins veio a tornar-se num dos maiores autores de best-sellers do mundo, publicando mais de 20 livros, que foram traduzidos em 32 idiomas e vendidos em mais de 750 milhões de exemplares. Entre os livros mais conhecidos dele, está “Os Carpetbaggers”, baseado na vida de Howard Hughes, que leva o leitor de Nova Iorque para a Califórnia, da prosperidade da indústria aeronáutica para o fascínio de Hollywood. A continuação deste livro (“The Raiders”) foi publicada em 1995.
Em 1982, devido a problemas num quadril, foi forçado a usar uma cadeira de rodas, não deixando nunca de escrever.
Visitou muitas vezes a Riviera Francesa e Monte Carlo. Morreu de insuficiência cardiorrespiratória, aos 81 anos de idade. Foi cremado e as suas cinzas encontram-se no Forest Lawn Memorial Park (Cathedral City), na Califórnia. Tem uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...