quinta-feira, 19 de outubro de 2017

19 DE OUTUBRO - MANOLO ESCOBAR


EFEMÉRIDE Manolo Escobar, de seu verdadeiro nome Manuel García Escobar, cantor espanhol, nasceu em El Ejido no dia 19 de Outubro de 1931. Morreu em Benidorm, vítima de cancro, em 24 de Outubro de 2013. Também actuou em vários filmes. Entre os seus sucessos musicais, estão “Porompompero”, “Mi carro”, “La minifalda” e “Y viva España”.
Manolo Escobar foi o quinto dos 10 filhos de Antonio García e María del Carmen Escobar, a quem dedicou a canção “Madrecita María del Carmen”. Ainda criança, conheceu um maestro republicano aposentado, que lhe deu abrigo e se ocupou da formação de todos os seus irmãos, incluindo na música. Manolo começou por tocar alaúde e piano.
Aos 14 anos, emigrou com os irmãos para Barcelona, onde trabalhou como aprendiz de vários ofícios. Começou no show business com o grupo Manolo Escobar y sus guitarras, de que faziam parte os seus irmãos Salvador e Baldomero. Mais tarde, com o sucesso do grupo, outro irmão se lhes veio juntar, Juan Gabriel. Tanto Juan Gabriel e José María, como outro irmão - García Escobar - escreviam as canções para o grupo.
No campo sentimental, três meses depois de conhecer a alemã Anita Marx, casou-se com ela em Colónia, na Alemanha, sem falarem o idioma um do outro. Tiveram uma filha adoptiva, a quem Manolo dedicou a canção “Mi pequeña flor”.
Em 1962/63, subiu ao estrelato com as canções de mestre Solano; com a sua estreia em Madrid e Barcelona; e como protagonista do filme “Los Guerrilleros”.
No início da década de 1990, estabeleceu-se na sua casa de campo em Benidorm, à qual deu o nome de Porompompero em honra da canção homónima. Fez mais de 20 filmes, dos quais três estão entre os 10 mais vistos pelo público em Espanha. Dos seus álbuns - quase oitenta - 24 foram discos de ouro e uma cassete foi disco de platina. O seu álbum mais vendido foi “Y Viva España”, que vendeu 6 milhões de cópias (mais 10 milhões em ulteriores reedições). Foi o álbum mais vendido na história da música espanhola, desde 1973 até 1992.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...