segunda-feira, 2 de outubro de 2017

2 DE OUTUBRO - HEINZ G. KONSALIK


EFEMÉRIDE - Heinz Günther Konsalik, escritor alemão, morreu em Salzburgo, na Áustria, em 2 de Outubro de 1999. Nascera em Colónia no dia 28 de Maio de 1921. Por vontade paterna, realizou estudos de Medicina, enquanto - em segredo - frequentava cursos de Teatro e de Jornalismo.
Estudante de Literatura Alemã e de Arte Dramática, quando eclodiu a Segunda Guerra Mundial, foi obrigado a abandonar a universidade, tendo sido repórter de guerra e, depois, incorporado no exército alemão e enviado para a frente russa, onde foi gravemente ferido. Depois da guerra, iniciou a carreira de escritor, tendo – entretanto - ocupado o cargo de redactor-chefe de um jornal de Colónia.
Foi assessor literário, numa editora especializada na publicação de obras de teatro. Na maturidade, depois da forte experiência vivida durante a guerra, editou os seus primeiros romances, obtendo o primeiro sucesso com “O Médico de Estalinegrado” (1956). Tornou-se, então, um dos mais conhecidos e populares autores alemães do pós-guerra. Teve quase duzentos romances publicados e histórias traduzidas para 42 línguas. Vendeu cerca de 100 milhões de exemplares das suas obras, o que fez dele o autor alemão mais lido do pós-guerra.
Foram os seus romances amargos e cruéis, onde o tema predominante é a guerra e a medicina, que lhe deram a notoriedade que alcançou, quer na Alemanha, quer em muitos outros países.
Utilizou vários pseudónimos, entre eles ‘Benno von Marroth’ e ‘Jens Bekker’. Escreveu a primeira ficção aos dez anos e, aos dezasseis, redigiu folhetins em jornais de Colónia, a sua cidade natal.  Publicou o primeiro poema em 1938. Faleceu aos 78 anos de idade, vítima de um ataque de apoplexia.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...