sexta-feira, 20 de outubro de 2017

20 DE OUTUBRO - BÁLINT BALASSI


EFEMÉRIDE - Bálint Balassi, barão de Kékkő e Gyarmat, poeta lírico do Renascimento húngaro, nasceu em Zvolen no dia 20 de Outubro de 1554. Morreu em Esztergom, em 30 de Maio de 1594. Escreveu principalmente em húngaro, mas também utilizou outros oito idiomas: latim, italiano, alemão, polaco, turco, eslovaco, croata e romeno. Foi o fundador da moderna poesia lírica e da poesia erótica da Hungria.
Foi educado pelo bispo luterano Péter Bornemisza e por sua mãe, uma superdotada protestante.
A sua primeira obra foi a tradução de “Würtzgertlein fur die krancken Seelen”, de Michael Bock (publicada em Cracóvia), para consolar o seu pai durante o exílio na Polónia, condenado por ofensas políticas (1570/72). Durante a reabilitação do pai, Bálint acompanhou-o à Corte e, em Setembro de 1572, esteve presente na coroação de Rodolfo II em Pressburg (actual Bratislava), capital da Hungria Real.
Depois, juntou-se ao exército e lutou contra os otomanos, como oficial. Apaixonou-se por Anna Losonczi, filha de um capitão de Timișoara e, nos seus versos, ficou claro que amor não foi correspondido. Perseguiu-a com presentes e poemas, mas ela permaneceu fiel aos seus votos matrimoniais.
Em 1574, Balassi foi enviado ao acampamento de Gáspár Bekes, para o ajudar na luta contra Estêvão Báthory, mas as suas tropas foram atacadas e dispersaram-se pelo caminho. Ele próprio foi ferido e feito prisioneiro. O seu cativeiro durou dois anos. Voltou à Hungria logo após a morte de seu pai (1576).
Em 1584, Balassi casou-se com uma prima, Krisztina Dobó. Isto tornou-se a causa de muitas das suas desgraças subsequentes. Os parentes da sua esposa, gananciosos e avarentos, quase o arruinaram com processos nos tribunais e, quando em 1586, ele se tornou católico para escapar a perseguições, caluniaram-no dizendo que ele se tinha convertido ao islamismo. A separação da esposa e diversos problemas legais foram seguidos por alguns anos de incertezas, mas - em 1589 - Balassi foi convidado para ir à Polónia para servir na guerra iminente contra o Império Otomano. O conflito não ocorreu e, depois de um período no Colégio dos Jesuítas de Braunsberg, Balassi - um pouco decepcionado - voltou para a Hungria em 1591. Na Grande Guerra, ele juntou-se ao Exército e acabou por morrer no cerco a Esztergom, como consequência de grave ferimento nas pernas, causado por uma bala de canhão.
Os poemas de Balassi dividem-se em quatro tipos: hinos, canções patrióticas e marciais, poemas de amor originais e adaptações do latim e do alemão. São na maioria originais, extremamente objectivos e excelentes no estilo. Os poemas eróticos são as suas melhores produções. Eles circularam em manuscritos durante gerações e nunca foram impressos até 1874, quando Farkas Deák descobriu uma cópia perfeita deles na Biblioteca Radvánszky.
A Espada Comemorativa “Bálint Balassi” é um prémio literário europeu, criado em 1997, em Budapeste, para reconhecimento das figuras eminentes da poesia húngara, assim como dos poetas europeus que se dedicam à tradução da lírica de Bálint Balassi.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...