terça-feira, 3 de outubro de 2017

3 DE OUTUBRO - CHARLES VEACH


EFEMÉRIDE - Charles Lacy Veach, astronauta norte-americano, protagonista de duas missões espaciais, morreu em Houston no dia 3 de Outubro de 1995. Nascera em Chicago, em 18 de Setembro de 1944.
Formou-se em Administração de Engenharia na Academia da Força Aérea dos Estados Unidos, em 1966, e qualificou-se como piloto militar em 1967. Nos quatorze anos seguintes, serviu como piloto de caça, pilotando jactos F-100 Super Sabre, F-111 e F-105 Thunderchief, em missões na Europa, Médio Oriente e Estados Unidos, além de participar em 275 missões de combate durante a Guerra do Vietname. Em 1976/77, integrou os Thunderbirds, esquadrão de acrobacia da USAF, voando em T-38 Talons. Acumulou mais de 5 000 horas de voo, durante a sua carreira.
Começou a trabalhar na NASA em 1982, como engenheiro e piloto de pesquisa no Centro Espacial Lyndon Johnson. A sua principal função foi ser instrutor da aeronave de treino para o ónibus espacial, um avião Gulfstream bastante modificado, usado para treinar os astronautas nas aterragens de aeronaves espaciais.
Foi qualificado como astronauta em 1985, participando em duas missões espaciais. A primeira, na STS-39 Discovery, lançada em Abril de 1991, uma missão de oito dias em que foram realizadas experiências científicas secretas para o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, incluindo o teste de câmaras ultravioletas e um telescópio de raio-X. A segunda missão foi na STS-52 Columbia, lançada em Outubro de 1992, uma missão de pesquisa conjunta entre americanos e italianos, que orbitou a Terra durante dez dias.
Charles Veach faleceu vítima de cancro aos 51 anos de idade, sendo sepultado em Honolulu no Havai.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...