quarta-feira, 4 de outubro de 2017

4 DE OUTUBRO - SPUTNIK 1


EFEMÉRIDE - Sputnik 1 foi a primeira missão do Programa Sputnik, que enviou o primeiro satélite artificial da Terra. A missão foi lançada pela URSS, em 4 de Outubro de 1957, do Cosmódromo de Baikonur. O Sputnik era uma esfera de aproximadamente 50 cm e pesava 83,6 kg.
Ele não tinha nenhuma função especial, a não ser transmitir um sinal de rádio, o “bip-bip”, que podia ser sintonizado mesmo por um radioamador.
O satélite orbitou a Terra durante três meses antes de cair. O foguete propulsor, chamado R-7 Semiorka, pesava 4 toneladas e entrou em órbita também. Ele tinha sido projectado originalmente para lançar ogivas nucleares.
Sputnik foi um marco na ciência e deu aos cientistas valiosas informações. A densidade da atmosfera superior podia agora ser deduzida pela resistência que o satélite aguentou em órbita e a propagação dos seus sinais de rádio deu indicações sobre a ionosfera.
O Sputnik 1 foi o primeiro satélite artificial a ser lançado pela antiga União Soviética e o primeiro satélite a ser lançado também pela humanidade. O seu lançamento abriu a “porta”, simbolicamente, para o começo da corrida espacial entre os Estados Unidos e a URSS.
A primeira fotografia do Sputnik em órbita foi tirada no Brasil, mais precisamente na cidade de Lavras. Isto ocorreu no dia 9 de Outubro de 1957, quando o cientista John Stout, após complicados cálculos, previu exactamente o local e a hora em que o satélite passaria sobre o solo brasileiro. Ex-alunos, que testemunharam o evento, disseram que o cientista isolou a área, para poder ter condições de total concentração na busca. Até mesmo o som do Sputnik foi captado naquela noite, que marcaria a carreira deste desbravador espacial. O feito repercutiu-se em todo o mundo e, durante muito tempo, ele foi convidado a fazer palestras e conferências sobre o assunto.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...