terça-feira, 14 de novembro de 2017

14 DE NOVEMBRO - EDWARD WHITE


EFEMÉRIDEEdward “Ed” Higgins White II, primeiro astronauta norte-americano a fazer um passeio no espaço, nasceu em San Antonio no dia 14 de Novembro de 1930. Morreu no Centro Espacial Kennedy em 27 de Janeiro de 1967.
Faleceu, aos 36 anos, no incêndio ocorrido na plataforma de lançamento da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, durante os testes na cabina de comando da Apollo 1.
Piloto de caça da Força Aérea dos Estados Unidos, formado pela Academia de West Point (1952) e licenciado em Engenharia e Tecnologia Aeronáutica pela Universidade de Michigan (1958/59), White alcançou a patente de tenente-coronel da USAF como piloto de jactos F-86 Sabre e F-100 Super Sabre. Com o seu trabalho de piloto de testes de aeronaves experimentais, acumulou um total de três mil horas de voo.
Entrou para a NASA em 1962, no segundo grupo de candidatos a astronautas seleccionados pela agência espacial e subiu ao espaço pela primeira e única vez em Junho de 1965 a bordo da Gemini IV, juntamente com o astronauta James McDivitt, realizando a primeira caminhada espacial de um norte-americano fora da nave - e a segunda depois do soviético Aleksei Leonov — ligado a ela por um cordão umbilical de borracha, aço e nylon.
Depois deste voo, White foi piloto de reserva da missão Gemini VII e qualificado como astronauta especialista em sistemas de controlo de voo do módulo de serviço da Apollo. Pelo método usual de rodízio de astronautas da NASA, Ed deveria ser o piloto da missão Gemini X, em Julho de 1966 - o que o tornaria o primeiro da sua classe de astronautas a ir ao espaço duas vezes. Porém, ao invés disso, em virtude dos seus conhecimentos dos sistemas da Apollo, o programa lunar que então se achava em preparação e testes, foi promovido a piloto do módulo de comando da Apollo 1, o primeiro voo deste programa.
Entretanto, em 27 de Janeiro de 1967, durante o treino no protótipo de testes da cabina de comando da Apollo 1, no Centro Espacial Kennedy, um curto circuito causou um incêndio sem controlo na cabine lacrada, que o matou a ele e aos outros dois astronautas da futura tripulação, o comandante Virgil 'Gus' Grisson e Roger Chaffee.
Após o trágico acidente, Ed White foi enterrado com honras militares no Cemitério de West Point e condecorado postumamente com a Medalha de Honra Espacial do Congresso. Era casado e tinha dois filhos. Entre outras honras, o seu nome foi dado a várias escolas norte-americanas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...