quinta-feira, 23 de novembro de 2017

23 DE NOVEMBRO - NELSON PRUDÊNCIO


EFEMÉRIDE - Nelson Prudêncio, atleta do triplo salto e professor brasileiro, morreu em São Carlos no dia 23 de Novembro de 2012. Nascera em Lins, em 4 de Abril de 1944. Juntamente com Adhemar Ferreira da Silva e João do Pulo, foi um dos maiores desportistas da sua especialidade, tendo conquistado a medalha de prata nos Jogos Olímpicos do México, em 1968, e a de bronze nas Olimpíadas de Munique em 1972.
A disputa pela medalha de ouro no México, quando tinha 24 anos, foi histórica. Ele, o soviético Viktor Saneyev e o italiano Giuseppe Gentile chegaram a bater o recorde mundial nove vezes em apenas quatro horas. A marca subiu de 17,03 para 17,39 metros, mas a melhor foi a do soviético, tendo Nelson Prudêncio alcançado 17,27 metros e sido o detentor do recorde mundial por alguns minutos. Prudêncio conquistou a prata, o ouro foi para o soviético e o bronze para o italiano. Conquistou igualmente duas medalhas de prata nos Jogos Pan-americanos.
Nelson estudou Educação Física na Escola de Educação Física de São Carlos, localidade onde residiu, e foi ali professor durante vários anos. Em 1983, concluiu o mestrado na Universidade de São Paulo e em 2006 o doutoramento na Universidade Estadual de Campinas.
Viria a ser vice-presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, sendo professor doutor da Universidade Federal de São Carlos, no curso de licenciatura em Educação Física, responsável pela disciplina de Atletismo e Teorias de Treino. Era detentor da Medalha do Mérito Desportivo Militar.
Nelson Prudêncio foi vítima de cancro num pulmão, diagnosticado um mês antes, falecendo após um período de coma, na Casa de Saúde de São Carlos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...