sábado, 25 de novembro de 2017

25 DE NOVEMBRO - JOE DIMAGGIO


EFEMÉRIDE - Joseph Paul “JoeDiMaggio, jogador de basebol norte-americano, que alinhou pelos New York Yankees (1936/51), nasceu em Martinez, Califórnia, no dia 25 de Novembro de 1914. Morreu em Hollywood, em 8 de Março de 1999. Foi eleito para o Hall of Fame do Basebol em 1955.
O seu nome de registo era Giuseppe Paolo DiMaggio, porque era oriundo de uma família ítalo-americana, originária da Sicília e chegada aos Estados Unidos no fim do século XIX.
Joe começou a sua carreira profissional/desportiva aos 17 anos, defendendo as cores dos Seals de San Francisco, chamando logo a atenção dos observadores pela força como batia a bola. Apesar de estar lesionado num joelho, assinou pelos Yankees de Nova Iorque em 1935 e começou a jogar na equipa principal no ano seguinte.
DiMaggio foi seleccionado treze vezes para o All-Star Game (é o único jogador a ter sido seleccionado para o Jogo das Estrelas em todas as temporadas em que actuou). Ele é também conhecido pela sequência de 56 jogos com pelo menos uma rebatida (entre 15 de Maio e 16 de Julho de 1941), que é -  ainda hoje -  recorde na MLB. Tornou-se um ícone do desporto americano.
Alistou-se nas Forças Aéreas Americanas, combatendo na 2ª Guerra Mundial, pelo que esteve sem jogar durante três épocas.
Joe DiMaggio retirou-se das competições em 1951, sendo considerado um dos melhores jogadores de todos os tempos dos Yankees.
Em 1969, pela sua «conduta impecável», recebeu o Prémio dos Profissionais do Basebol e foi eleito o Maior Desportista Vivo. Outro facto que o tornou famoso, foi o seu curto casamento (menos de um ano) com a actriz Marilyn Monroe, em 1954. Ficaram, porém, sempre amigos, até à morte de Marilyn ocorrida em 1962.
Fumador durante boa parte da sua existência, perto do fim da vida, foi-lhe diagnosticado um cancro no pulmão. Em Outubro de 1998, foi submetido a uma cirurgia para retirada de um tumor e ficou 99 dias sob terapia intensiva. Apesar de ter tido alta, DiMaggio nunca se restabeleceu completamente e não tinha condições para se submeter a um tratamento quimioterápico. Faleceu aos 84 anos, sendo o corpo sepultado na sua cidade natal.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...