terça-feira, 28 de novembro de 2017

28 DE NOVEMBRO - ANTON RUBINSTEIN


EFEMÉRIDE - Anton Grigorevich Rubinstein, pianista, compositor e maestro russo, nasceu em Vikhvatinets no dia 28 de Novembro de 1829. Morreu em Peterhof, em 20 de Novembro de 1894.
De origem judaica, aprendeu a tocar piano muito cedo. O seu professor, a partir dos nove anos, foi Alexandre Villoing, em Paris. Foi ouvido por Chopin e Franz Liszt e também os viu tocar. Em Berlim (1844), ele e o irmão Nikolai Rubinstein estudaram composição e teoria com Siegfried Dehn, e conheceram Felix Mendelssohn e Giacomo Meyerbeer, que os apoiaram. Mudou-se depois para Viena (1846), onde ensinou por algum tempo, antes de voltar à Rússia em 1848, para trabalhar como músico para uma cunhada do czar.
Estabeleceu-se em São Petersburgo e, depois, fez uma tournée, como pianista, em meados dos anos 1850. Rubinstein foi um crítico do movimento nacionalista russo, cujo rosto mais visível era o grupo Os Cinco. Fundou a Sociedade Musical Russa, em 1859, e o Conservatório de São Petersburgo (a primeira escola de música na Rússia), em 1862, para «combater o amadorismo do movimento nacionalista».
Rubinstein morreu em Peterhof, vítima de doença cardíaca. Durante toda a sua vida, tinha sentido algo de estranho a seu próprio respeito e escreveu sobre isso, nas suas anotações de memória: «os russos chamam-me alemão, os alemães chamam-me russo, os judeus chamam-me cristão, os cristãos chamam-me judeu. Os pianistas chamam-me compositor, os compositores chamam-me pianista. Os classicistas imaginam em mim um futurista e os futuristas chamam-me reaccionário. A minha conclusão é que não sou nem peixe nem carne, sou apenas um indivíduo que inspira pena.».
Até 1867, Rubinstein foi director e professor do Conservatório, período durante o qual teve Tchaikovsky como aluno. Depois, voltou à sua carreira de pianista e dedicou-se igualmente à composição. Esta última faceta será porventura a menos conhecida nos dias de hoje, apesar de ter registado alguns sucessos durante a vida. Prolífico, escreveu cerca de duas dezenas de óperas, oratórios, 6 sinfonias, 5 concertos para piano, música de câmara e obras vocais.
Anton Rubinstein não tem qualquer parentesco com o pianista polaco Arthur Rubinstein. À antiga rua da Trindade, onde ele morou em São Petersburgo, foi dado o seu nome a partir das comemorações do centenário do seu nascimento.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...