segunda-feira, 6 de novembro de 2017

6 DE NOVEMBRO - JAMES NAISMITH


EFEMÉRIDE - James Naismith, professor de educação física canadiano e inventor do basquetebol, nasceu em Almonte (Ontário) no dia 6 de Novembro de 1861. Morreu em Lawrence, no Kansas, em 28 de Novembro de 1939.
Era oriundo de uma família de imigrantes escocesa, que chegara ao Canadá em 1851, para trambalhar nas minas.
Naismith iniciou os seus estudos em Teologia em 1887, na Escola Presbiteriana, onde conseguiu o título de pastor em 1890. Licenciou-se também em Medicina. No Outono de 1891, foi nomeado instrutor por Luther Halsey Gulick Jr., chefe do Departamento de Educação Física da Associação Cristã da Juventude, chamada posteriormente Springfield College.
Gulick pediu a Naismith e a outros instrutores que criassem jogos internos que poderiam substituir os exercícios utilizadas na escola durante os Invernos rigorosos, pois as actividades que existiam até então eram consideradas perigosas em alguns casos e entediantes noutros. Naismith pensou num desporto com bola, que tivesse um alvo fixo, mas que fosse menos agressivo do que o futebol americano, para evitar atritos entre os estudantes. Imaginou um alvo que não ficasse no chão, para se diferenciar do hóquei e do futebol. Foi então que Naismith inventou o basquetebol.
A sua invenção foi aperfeiçoada em Janeiro de 1892, quando publicou as 13 regras para jogar basquetebol. No início, pendurou um cesto de pêssegos a uma altura que julgou adequada - a 3,05 metros - altura que se mantém até hoje. Já a tabela possuía, aproximadamente, metade do tamanho da actual.
Foi convidado pela Universidade Lawrence, no Kansas, para ser director da Faculdade de Educação Física, mudando-se para ali com a família em 1898. Em 1910, obteve o diploma de professor de Educação Física. Mudou-se para Paris em 1917, onde residiu durante 19 meses e publicou o livro “Les bases de la vie saine”.
Casou com Maude Sherman em 1894 e teve cinco filhos. Depois da morte de Maude, ocorrida em 1937, casou-se com Florence Kincade em Junho de 1939, menos de seis meses antes de enviuvar pela segunda vez por causa de uma hemorragia cerebral. No ano de 1927, tornara-se cidadão dos Estados Unidos e, em Novembro de 1940, morreu de ataque cardíaco.
Foi Naismith quem iniciou o primeiro jogo de basquetebol nos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim, entre a França e a Estónia, além de entregar as primeiras medalhas olímpicas do desporto por ele criado.
O primeiro encontro oficial de basquetebol foi disputado em 1892, com regras bem diferentes das praticadas actualmente.
Para as mulheres, a modalidade veio um ano mais tarde. Naquela época, a professora de educação física do Smith College, Senda Berenson, fez algumas adaptações às regras criadas por James Naismith. A primeira partida feminina  realizou-se em 1896.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...